Banca de DEFESA: MARIA DAS VITORIAS FERREIRA DA ROCHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DAS VITORIAS FERREIRA DA ROCHA
DATA : 12/09/2017
LOCAL: Auditório de Antropologia (Sala C-5 do Setor II)

AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (Ideb): um estudo nos municípios do Rio Grande do Norte (2011-2015)

Avaliação de Política Pública. Ideb. Qualidade da Educação.

Consiste a presente tese, em avaliar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Rio Grande do Norte. Para tanto, foram selecionados dois municípios que apresentaram maior e menor resultado, com base na média aritmética dos três últimos índices das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental da educação básica, respectivamente, Santana do Seridó e São José do Campestre. No seu aspecto formal, o Ideb foi formulado como indicador para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras, com vistas ao alcance das metas projetados, como controle governamental e regulação das ditas reformas do Estado brasileiro para a área da educação. Desse modo, este estudo buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: o que explica para os resultados do Ideb no Estado do Rio Grande do Norte? O objetivo central da pesquisa, por sua vez, é compreender os resultados do Ideb, nos anos iniciais do ensino fundamental, no Estado do RN, no período de 2011 a 2015 e apontar os principais elementos. O processo metodológico utilizado incluiu a elaboração de indicadores de avaliação do Ideb e da qualidade da educação, além da revisão bibliográfica, pesquisa documental, coleta de dados secundários e pesquisa de campo com visitas aos municípios pesquisados e realização de entrevistas com grupos focais de alunos e pais/responsáveis e entrevistas semiestruturadas com professores, suporte/coordenador pedagógico, gestores escolares, e subcoordenação estadual de avaliação educacional da SEEC. O estudo desenvolveu-se por meio de uma avaliação de processo, a partir do estudo de casos múltiplos com abordagem qualitativa.

Externo à Instituição - ALCIDES FERNANDO GUSSI - UFC
Interno - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Presidente - 1149332 - LINCOLN MORAES DE SOUZA
Externo ao Programa - 1646204 - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA