Banca de DEFESA: HELEONARDO DANTAS DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELEONARDO DANTAS DE MELO
DATA : 25/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório de Antropologia (Sala C-5 do Setor II)
TÍTULO:

ACIDENTES "DE MOTO" EM PICOS, no "espaço social" de um acidente: construção interpretativa do trânsito como um "ambiente de comportamento"


PALAVRAS-CHAVES:

Acidentes; motos; Picos-PI; trânsito; cultura.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

No trabalho que à frente se desenha procuramos analisar os acidentes de transportes, com o foco nos que aconteceram envolvendo motocicletas, na Cidade de Picos-PI, principalmente no período temporal referente aos anos de 2013, 2014 e 2015. Tentamos delinear possíveis relações entre as matrizes culturais dos indivíduos como estruturara geradora de sentido [ no entendimento weberiano de sentido ] – para ações no trânsito. A busca da pesquisa foi de entender se essas ações, assim orientadas, seriam possíveis de gerar comportamentos que amplificasse as possibilidades de um acidente ocorrer. A estrutura metodológica utilizada prove-se, como ponto de partida, da construção e aplicação de uma pesquisa de vitimização sobre acidentes de trânsito em Picos. Objetivávamos assim entender o grau do problema “acidentes de trânsito” com foco nos que ocorreram com motocicletas. Para a busca de interpretação sociológica do problema focalizado percorremos a trilha do aparato teórico do sociólogo Bernar Lahire, este autor nos forneceu a estrutura básica para a construção dos retratos sociológicos de algumas das vítimas fatais do fenômeno em causa, além do retrato sociológico da maneira que ocorreu o acidente. Utilizamos também a estrutura analítica weberiana dos tipos ideais para seguirmos as relações sociais existentes no trânsitos e desenhá-lo como ambiente de comportamento, seguindo para essa “focalizar” interpretativo os apontamentos de Goffman. Soma-se criticamente a essa estrutura analítica a teoria de habitus de Bourdieu desenhando. Deste modo desenhamos nossa ferramenta metodológica.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1352037 - EDMILSON LOPES JUNIOR
Interno - 414603 - HOMERO DE OLIVEIRA COSTA
Interno - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Externo à Instituição - HILDERLINE CAMARA DE OLIVEIRA - UnP
Externo à Instituição - KILDER BARBOSA DA SILVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 16/08/2017 14:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao