Banca de DEFESA: MARLLA SUÉLLEN DE MELO DANTAS

DISCENTE : MARLLA SUÉLLEN DE MELO DANTAS
DATA : 21/08/2017
LOCAL: Auditório C do CCHLA

O discurso sobre a homossexualidade: o conceito dos estudantes internos de Medicina da UFRN e as influências para esta composição discursiva

Gêneros. Sexualidades. Homossexualidade. Discurso Médico-Científico. Formação em Medicina.

Considerando o discurso como reverberação de discursos precedidos (FOUCAULT, 2014) e ponderando acerca dos seus efeitos, este trabalho propõe-se analisar o sentido dado para o conceito de homossexualidade, de acordo com o discurso dos estudantes internos do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, os discentes internos foram interrogados acerca da compreensão sobre o conceito de homossexualidade e indagados sobre as influências adquiridas para compor esse discurso, atentando para as contribuições teóricas da graduação em Medicina. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, cujos dados empíricos colhidos foram analisados utilizando a técnica de análise do discurso e por meio do referencial teórico sobre o construcionismo social e os estudos de sexualidade e gênero. Os resultados da análise da pesquisa apontam que os discentes internos de Medicina compreendem a homossexualidade a partir de causas biológicas e/ou sociais que a determina - com ênfase para o determinismo biológico. Ademais, as infuências para a composição desse discurso partiram do senso comum e o curso de graduação não contribuiu para a formação desses enunciados, uma vez que não há discussões concernentes a esse tema. Com isso, este trabalho lança reflexões sobre as deficiências presentes no discurso dos futuros médicos sobre a homossexualidade, além de gerar reflexões acerca da estrutura curricular do curso de Medicina da UFRN.

Presidente - 1475558 - LORE FORTES
Interno - 414603 - HOMERO DE OLIVEIRA COSTA