Banca de DEFESA: MICHELLE PASCOAL MAIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHELLE PASCOAL MAIA
DATA : 20/02/2017
LOCAL: Auditório C do CCHLA

POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: UMA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI) EM NATAL – RN

Políticas Públicas; Avaliação de Políticas Públicas; ProUni; Educação Superior.

Nos governos do presidente Lula (2002-2010), ocorreu uma significativa expansão do Ensino Superior no Brasil, seja através da ampliação do acesso nas universidades públicas federais, seja através de programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e especificamente o Programa Universidade para Todos (ProUni). A pesquisa “Políticas Públicas e Educação: uma avaliação do Programa Universidade para Todos (ProUni) em Natal-RN”, teve com objetivo geral avaliar a efetividade do ProUni enquanto uma política pública na área da Educação Superior na cidade de Natal-RN. Nos objetivos específicos, foi investigado e discutido o processo que envolve a implementação, a criação, as características e o desenho institucional do programa, bem como seus limites e avanços, a efetividade social do ProUni na capital do Rio Grande do Norte. O ProUni surgiu em 2005, no Brasil, como um programa do governo federal que permite, através de uma parceria público-privada, a ampliação do acesso ao ensino superior. O processo metodológico constitui-se da análise bibliográfica e documental sobre a implementação do ProUni no país, no Rio Grande do Norte e na cidade de Natal-RN, como também foi feita uma discussão teórico-metodológica sobre o campo de Avaliação de Políticas Públicas e sobre a Educação Superior no país, o ensino público e o ensino privado. No entanto, para a fundamentação da tese, foram realizadas, também, entrevistas individuais com gestores de instituições privadas de ensino superior e grupos focais com estudantes bolsistas do programa em Natal-RN. Os resultados apresentados pela pesquisa apontaram que apesar de existirem algumas questões que devem ser melhoradas no ProUni, como as condições para a permanência dos bolsistas nos cursos, o programa é uma importante ferramenta de acesso a uma graduação para uma parcela da sociedade que não conseguiu uma vaga nas instituições públicas de ensino universitário, modificando, assim, a perspectiva de futuro dos beneficiários dessa política pública, apontando novas possibilidades profissionais, novas oportunidades de transformar suas vidas e a história de vida de suas famílias através da expansão de suas capacidades a partir do ingresso, como bolsista do ProUni, em um curso de graduação em uma instituição privada de Educação superior em Natal-RN.

Externo à Instituição - ANA MARIA MORAIS COSTA - UERN
Externo à Instituição - FRANCISCO ALENCAR MOTA - UVA