Banca de QUALIFICAÇÃO: JOIS ALBERTO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOIS ALBERTO DA SILVA
DATA: 17/12/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório A do CCHLA
TÍTULO:

SISTEMA NACIONAL DE CULTURA (SNC): UMA AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO NO RN (2010-2015)


PALAVRAS-CHAVES:

Implementação e avaliação de política cultural; sistemas de cultura; mercado editorial; direitos autorais; audiovisual; economia da cultura.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

O Plano Nacional de Cultura (PNC) foi regulamentado em lei no Congresso Nacional, em dezembro de 2010, após amplos debates realizados em nível nacional com artistas, intelectuais, gestores de política cultural de órgãos públicos e privados, dentre outros. A pesquisa “Sistema Nacional de Cultura (SNC): Uma avaliação da implementação no RN (2010-2015)” tem por objetivo geral realizar uma avaliação da efetividade de política pública – a política cultural no Rio Grande do Norte, pós advento do PNC/SNC,  no período 2010-2015. Dentre os objetivos específicos, figuram: mapear e analisar o desenho institucional – de acordo com literatura específica sobre isso – do PNC e do SNC; avaliar a implementação do SNC no RN, com respectivos Sistema Estadual e Sistemas Municipais de Cultura, no período 2010-2015, ano em que o Ministério da Cultura (MinC) realizou em Brasília uma ampla revisão de monitoramento da implementação do PNC/SNC. Das três dimensões da cultura – simbólica, cidadã e econômica, a partir de conceito definido pelo MinC – a pesquisa investiga principalmente a econômica, em especial questões acerca de orçamentos, financiamentos e alternativas econômicas, como a chamada economia criativa. Para a realização da pesquisa, o processo metodológico consiste inicialmente de revisão da literatura e pesquisa documental para conhecer o desenho institucional da política cultural brasileira contemporânea. Em síntese, este projeto de qualificação constitui-se de introdução,  um capítulo e uma proposta de estruturação da tese.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1298988 - JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA DE MORAIS NETO - IFRN
Externo ao Programa - 348048 - VICENTE VITORIANO MARQUES CARVALHO
Notícia cadastrada em: 16/11/2015 11:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao