Banca de DEFESA: GABRIEL GAGLIANO PINTO ALBERTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL GAGLIANO PINTO ALBERTO
DATA: 20/05/2015
LOCAL: Auditório D do CCHLA

O Professor José Botelho e a Escola Brasileira de Clarineta na Segunda Metade do Século XX

Memória Social. Oralidade. Escola Brasileira de Clarineta.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas

Este trabalho busca compreender o que é a Escola Brasileira de Clarineta a partir da segunda metade do século XX, tomando como referência a experiência e a história de vida de um clarinetista que participou de seu processo de consolidação, a saber, o Professor José Cardoso Botelho. Através da ferramenta da memória social, foi possível se obter dados que coligissem traços característicos desta escola, assim como informações históricas a partir dos quais os aspectos observados parecem ter surgido. A análise demonstrou, ainda, a forte presença do paradigma mestre-aprendiz na construção desta escola e como este se relaciona com a pedagogia, formação profissional e concepção ideológica na área das práticas interpretativas. A abordagem utilizada confia que a história de vida do personagem investigado envolve-se com a história da própria escola, de sorte que a sua trajetória é permeada por elementos constitutivos da identidade de ambos, o mestre e a escola a que pertence.

Interno - 1501788 - ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
Externo à Instituição - CARLOS SANDRONI - UFPE
Externo à Instituição - HARLEI APARECIDA ELBERT RAYMUNDO - UFRJ
Interno - 056.761.694-00 - JOSÉ WILLINGTON GERMANO - UFRN