Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ ANTONIO COELHO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ ANTONIO COELHO DA SILVA
DATA: 18/06/2014
LOCAL: Sala de Reuniões do DCS

Um olhar sobre a autogestão: metodologias e práticas de ação na formação de atores sociais

Autogestão; economia solidária; incubadoras; metodologias; práticas de ação.

ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Sociologia do Desenvolvimento

As experiências de economia solidária têm alcançado cada vez mais êxito, mas para isso é fundamental que a gestão dos empreendimentos ganhe um caráter autogestionário, em os princípios de igualdade, solidariedade e democracia façam parte do dia a dia destes negócios. Tendo como uma unidade de análise a incubadora de empreendimentos econômicos solidários e como base teórica as concepções de autogestão e de economia solidária, a questão central do estudo é analisar as metodologias e práticas de ação desenvolvidas pela Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Federal de Campina Grande (IUEES/UFCG) para compreender o processo de formação dos seus atores sociais no princípio da autogestão. Para tanto, utilizamos a hipótese central de que a IUEES proporciona aos associados dos seus empreendimentos transformações nos aspectos políticos, educacionais, econômicos e sociais. Este estudo possui caráter descritivo, exploratório, de natureza quali-quantitativa, e para responder nosso propósito foram selecionados além da incubadora como campo empírico da nossa pesquisa, dois empreendimentos incubados: o Centro de Arte em Vidro (CAVI) e a especialização em Educação de Jovens e Adultos com ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, sendo utilizados para coleta dos dados entrevistas semi-estruturadas, registros fotográficos e análises documentais e bibliográficas. Conclui-se preliminarmente que a IUEES cumpre um papel importante na formação para a autogestão em sua gestão, além de propiciar tais conhecimentos autogestionários aos seus empreendimentos. Os resultados preliminares alcançados indicam que a hipótese pode ser confirmada, ou seja, existem várias transformações sociais, políticas, educacionais e econômicas na vida dos atores sociais incubados e mesmo dos atores que compõem a incubadora solidária, pois passam a ter melhor qualidade de vida e maior crescimento pessoal e profissional.

Presidente - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Interno - 1121285 - FERNANDO BASTOS COSTA