Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO SOUTO BEZERRA

DISCENTE: TIAGO SOUTO BEZERRA
DATA: 10/09/2013
LOCAL: Sala 03 DPP

Os efeitos do capital cultural familiar e desempenho escolar dos alunos da Região Metropolitana de Natal

Capital Cultural Familiar; Desempenho escolar; Modo de vida urbano.

ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas

Este trabalho propõe compreender de que maneira o rendimento escolar dos alunos da rede escolar pública da Região Metropolitana de Natal de ensino fundamental pode ser influenciado por seu Capital Cultural Familiar (Bourdieu, 1975) investigando em que medida o “sucesso escolar” pode resultar de privilégios e diferenças culturiais e econômicas (Bourdieu, 1998; Kaztman, 2011) destacando que as disparidades escolares entre os alunos podem advir de desigualdades sociais vivenciadas por contextos familiares adversos, de pobreza e exclusão social nas urbes (Oliveira, 1997, Kaztman, 2011) Problematizando ainda a relação entre educação formal e a própria noção de cidadania do mundo contemporâneo ao levarmos em conta a importância do conhecimento técnico-ciêntífico-informacional para as novas dinâmicas citadinas (Acher, 2010). Para isso serão realizados testes estatísticos a partir dos microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Prova Brasil 2011 – para analisar a relação entre os níveis culturais das famílias e suas condições habitacionais com os desempenhos escolares dos alunos.

Presidente - 347581 - MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO
Interno - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA