Banca de DEFESA: GEORGIA KÉRCIA DE MEDEIROS DANTAS

DISCENTE : GEORGIA KÉRCIA DE MEDEIROS DANTAS
DATA : 16/12/2016
LOCAL: Sala 520 do CCHLA - Departamento de Geografia

Estudo Geomorfológico a partir do uso de Sistema de Informações Geógraficas (Landsat 8 e Topodata): um estudo de caso na sub-bacia do Riacho Santana-RN

relevo, geomorfologia e cartografia geomorfológica

Os estudos de âmbito ambiental, como por exemplo, aqueles de planejamento físicoterritorial, os quais necessitam levar em consideração tanto os aspectos físicosambientais, bem como o contexto de ocupação do espaço, são privilegiados pelo levantamento das informações geomorfológicas de determinada região geográfica. Os SIGs (Sistema de Informações Cartografia) são em muitas vezes responsáveis pelo levantamento das informações mencionadas, fazendo parte da cartografia geomorfológica. Esta por sua vez se encaixa neste contexto como um importante meio de representação das feições do relevo terrestre, que conta, atualmente, com recursos avançados para o levantamento, análise e gerenciamento de tais informações. Sendo assim, o presente trabalho objetivou realizar a compartimentação do relevo a partir de um estudo geomorfológico da sub-bacia do Riacho Santana-RN, por meio da utilização ferramentas de ambientes SIG, como o sensoriamento (remoto/geoprocessamento), fazendo-se uso da imagens de SRTM (NASA), imagens de Landsat 8, além do banco de dados de geociências do TOPODATA tendo como principal embasamento teórico os pressupostos de Ross (1992), observações do Projeto RadamBrasil (1971/1981), além do Manual Técnico de Geomorfologia (IBGE, 1994). Todos disponíveis de forma gratuita e de pouco acesso. Usou-se como exemplo um caso de estudo para lhes mostrarem de que forma podemos produzir dados usados na ciência geográfica e geomorfológica. Foram delimitados na área de estudo os quatro primeiros táxons da classificação proposta por esse autor, tendo sido possível verificar que a utilização dos materiais e métodos adotados se mostrou eficiente, contribuindo para a elaboração do Carta de Compartimentação Geomorfológica da sub-bacia do Riacho Santana –RN.

Presidente - 1692459 - ERMINIO FERNANDES
Externo ao Programa - 1149365 - MARIA FRANCISCA DE JESUS LIRIO RAMALHO