Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXSANDER PEREIRA DANTAS

DISCENTE : ALEXSANDER PEREIRA DANTAS
DATA : 30/06/2016
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia

FENÔMENO URBANO E CENTRALIDADE REGIONAL: A CIDADE DE SANTA CRUZ NO CONTEXTO DA MICRORREGIÃO BORBOREMA POTIGUAR

Santa Cruz/RN. Fenômeno Urbano. Centralidade Regional.

A partir dos anos de 1980, o Rio Grande do Norte, apresentou uma dinâmica espacial que se reflete por meio da consolidação dos processos de urbanização e reestruturação produtiva do território. Nessa tessitura, cidades que se destacavam pela centralidade regional, reafirmaram essa funcionalidade no âmbito da rede urbana que integram. O Município de Santa Cruz, entre as décadas de 1940 e 1970, tinha na cotonicultura a base de sua economia e a cidade sediava usinas de descaroçamento de algodão e armazéns, que atraiam empresários e compradores externos em função da comercialização do produto. Com o processo de reestruturação produtiva, Santa Cruz redefiniu sua base econômica, que passou da agropecuária, para o terciário, ressaltando sua função de centro regional, a partir da prestação de atividades de comércio e serviços, impulsionando uma dinâmica que envolve uma rede de relações urbanas que tem Santa Cruz como ponto de convergência. Nesse ínterim, a pesquisa teve como objetivo a analisar a configuração urbana de Santa Cruz e sua relação com a centralidade regional que exerce na Microrregião Borborema Potiguar. Assim, discute-se a temática urbanização e centralidade regional, tendo como referência empírica a Cidade de Santa Cruz. Através dos procedimentos metodológicos, que envolveram leituras bibliográficas e levantamento de dados, demonstram que os processos socioespaciais que envolvem a Cidade de Santa Cruz, sobretudo associados à expansão dos serviços de educação, como a abertura do Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN em 2008 e a construção do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFRN, em 2009, e implementação do turismo através do Auto de Santa Rita, ampliaram a dinâmica urbana de Santa Cruz, revelando elementos, os quais confirmam a sua condição de centro regional da Microrregião Geográfica Borborema Potiguar.

Interno - 349714 - ADEMIR ARAUJO DA COSTA
Interno - 6350736 - EUGENIA MARIA DANTAS