Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA JENIFFER FERNANDES DE SOUZA RÊGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA JENIFFER FERNANDES DE SOUZA RÊGO
DATA : 20/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Comando da ALA 10 - Parnamirim/RN
TÍTULO:

Projeto de blindagem balística do helicóptero as-350 a partir de análises numérica-experimentais.


PALAVRAS-CHAVES:

Materiais Compósitos, Blindagem, Simulações Computacionais, Projéteis, Ensaio Balístico. 


PÁGINAS: 51
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo projetar um sistema de blindagem para o helicóptero AS-350 usando como material o compósito de matriz polimérica reforçado com fibra de aramida (Kevlar).  Tendo em vista os requisitos de aeronavegabilidade e as restrições impostas pelo fabricante foi utilizado um método analítico para estudar os efeitos da blindagem na mobilidade da aeronave. 

O projeto teve início com a realização de uma pesquisa teórica para embasamento das etapas que compõem o problema, desde sua fase conceitual até a fase experimental usando como fundamento a Metodologia de Design Aeroespacial na condução do trabalho.

Para verificar a eficiência do compósito balístico será implementado o Método dos Elementos Finitos através de análises computacionais com o auxílio do software da ANSYS simulando o impacto dinâmico de projéteis e estudando o comportamento do material.

Os ensaios experimentais serão realizados em ambiente externo aberto onde o compósito será exposto ao impacto de projéteis com calibre 7,62 mm. Por fim será feita uma comparação dos resultados apresentados em ambos os meios de testes verificando a segurança de proteção das placas balísticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2326009 - DINO LINCOLN FIGUEIROA SANTOS
Externo ao Programa - 1202134 - JOSE DANIEL DINIZ MELO
Externa ao Programa - 1645481 - VIVIANE MUNIZ FONSECA
Externo à Instituição - JOSÉ VIRGÍLIO GUEDES DE AVELLAR - ITA
Notícia cadastrada em: 23/08/2021 15:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao