Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS SOUZA DE HOLANDA GOMES

DISCENTE : MATHEUS SOUZA DE HOLANDA GOMES
DATA : 26/02/2021

Desenvolvimento de software para sistema de controle de bordo aplicado a nanossatélites de baixa órbita.

Controle de bordo; Computador de bordo; Sistema operacional em tempo real; CubeSat.

A partir do contexto da Guerra Fria, o acesso às tecnologias espaciais vêm ao longo dos anos sendo ampliado para mais instituições de diversos países. O padrão CubeSat surge então como uma proposta de tamanho e massa pré-definidos para pequenos satélites, resultando numa redução de custo e de tempo de desenvolvimento de missões espaciais. No Brasil, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desenvolve o projeto CONASAT (Constelação de Nanossatélites Ambientais) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com o objetivo de lançar uma constelação de nanossatélites no padrão CubeSat para ser uma alternativa de baixo custo para o SBCDA (Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais). O CONASAT-1, primeiro nanossatélite do projeto, vem sendo desenvolvido como um CubeSat 1U cuja carga útil é um transponder, retransmissor de dados ambientais coletados de plataformas espalhadas pelo território nacional. Para uma missão assim o principal desafio para o sistema de controle de bordo é a necessidade de que ele se adeque às particularidades da carga útil e seja robusto nas condições de operação do ambiente espacial. Sendo assim, essa qualificação propõe o desenvolvimento dos softwares que serão embarcados no computador de bordo do nanossatélite, visando fornecer a robustez e segurança necessárias para a missão CONASAT-1 através de um sistema operacional em tempo real.

Presidente - 2566657 - SAMAHERNI MORAIS DIAS
Interno - 1577068 - KURIOS IURI PINHEIRO DE MELO QUEIROZ