Banca de QUALIFICAÇÃO: IAGO VINICIUS MACEDO SANTOS

DISCENTE : IAGO VINICIUS MACEDO SANTOS
DATA : 27/02/2021
LOCAL: Remoto Google Meet (meet.google.com/ysx-crty-ghb)

AVALIAÇÃO DE VARIÁVEIS DE VOO PARA LANÇAMENTO DE FOGUETES

Dinâmica de voo, atmosfera ideal, VS-30, método de Euler, Matlab

Este trabalho apresenta uma modelagem para a análise de voo de um foguete VS-30 a partir da base de lançamento de Alcântara (CLA). A atmosfera modelada para está análise foi considerada como sendo uma atmosfera do tipo ideal, ao invés da abordagem tradicional de atmosfera ideal. O estudo das equações que governam a mecânica (dinâmica) de voo do foguete foi realizado em três diferentes planos de referências a fim de considerar os diferentes efeitos do próprio movimento do planeta Terra e das forças existente ao longo de toda a missão. O método empregado de computação numérica para a solução das equações diferenciais escolhido foi o método de Euler, por conta da sua relativa simplicidade. Com o propósito de se obter mais um parâmetro para referência, dados como o Mach, variação das forças, densidade, ângulos de elevação e azimute, temperatura, pressão e aceleração para o veículo também são apresentados no trabalho. Todas essas considerações foram implementadas em Matlab.

Presidente - 2524058 - DOUGLAS DO NASCIMENTO SILVA
Interno - 1235107 - GEORGE SANTOS MARINHO