Banca de DEFESA: LIVIA CRISTINA DOS SANTOS

DISCENTE: LIVIA CRISTINA DOS SANTOS
DATA: 31/08/2013
LOCAL: Auditório do CCET

Dificuldades de aprendizagem em estequiometria: uma proposta de ensino apoiada na modelagem

estequiometria, dificuldades de aprendizagem, modelagem, formação docente.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Para aprender/ensinar química alguns temas são relevantes, entre eles a estequiometria, que consiste no estudo das relações ponderais de combinação de elementos e compostos entre si. Este assunto é fundamental para a compreensão/representação/previsão das transformações químicas. Ao considerar estes aspectos, nosso estudo apresenta uma proposta para trabalhar o conteúdo de estequiometria com futuros professores de química apoiando-se em elementos da modelagem. Para tanto, procurou-se identificar as dificuldades de aprendizagem, utilizando tanto questionários como provas pedagógicas para, a partir delas propor uma unidade de ensino para este conceito e, consequentemente, a avaliação de nossa proposta. Os sujeitos participantes foram estudantes da licenciatura em química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) de diferentes períodos. Como referencial metodológico, apoiamo-nos na análise textual discursiva para caracterização da fala dos participantes. Como principais resultados foram observados a concepção de aparecimento ou desaparecimento de matéria durante as transformações químicas, desconsideração das proporções estequiométricas ao usar desenhos para representar a reação a nível submicroscópico e confusão da grandeza quantidade de matéria com outras grandezas, tais como massa e volume. Para a produção da unidade de ensino, recorremos às orientações legais brasileiras (PCNEM, PCNmais e OCEM) para o ensino de química e de estequiometria química e os referenciais sobre o uso de modelos no ensino de modo a promover a habilidade de articular  os níveis de representação da matéria macroscópico e submicroscópico.

Externo à Instituição - FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN - UTFPR
Externo ao Programa - 1718598 - FERNANDA MARUR MAZZE
Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externo ao Programa - 1695600 - PATRICIA FLAVIA DA SILVA DIAS MOREIRA