Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATO RODRIGUES CUNHA LIMA FILHO

DISCENTE: RENATO RODRIGUES CUNHA LIMA FILHO
DATA: 10/09/2012
LOCAL: Setor III, Sala H5

MOBILIZANDO PRÁTICAS SOCIAIS E DE TRABALHO PARA UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA DA MATEMÁTICA ESCOLAR

UBP. aprendizagem. significativa. matemática. escolar

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Este trabalho, ainda em desenvolvimento, está sendo realizado a partir de experiências vividas dentro e fora da sala de aula como aluno e como professor na direção do ensino significativo da matemática escolar. A partir de investigações na história da ciência e da técnica a nossa proposta está direcionada para a produção de Unidades Básicas de Problematização (UBP) para serem testadas em sala de aula na formação de professores de matemática. Até o momento traduzimos um livro intitulado Instrumentos nuevos de geometria muy necessários para medir distancias y alturas sem que interuengen (utilizem) números como se demuestra em la practica, de autoria de Andrés de Cespedes, de 1606, e estamos as vistas de preparar as primeiras propostas para produção de UBP e esperamos estar testando nos próximos dias.

Presidente - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES