Banca de QUALIFICAÇÃO: FREUD ROMÃO

DISCENTE: FREUD ROMÃO
DATA: 13/07/2012
LOCAL: Auditório do CCET

Matemática Védica: um estudo de suas possibilidades didáticas para a Educação Básica

Matemática Védica, alfabetização matemática, matemática e cultura, cálculo mental.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre as possibilidades didáticas da Matemática Védica para o ensino das quatro operações. O ponto de partida foi o livro “Vedic Mathematics” escrito por sua santidade o Jagadguru Sankaracharya Sri Bharati Krsna Tirthaji Maharaji e publicado em 1965 na Índia. Também foi realizado consultas a uma variada bibliografia com o objetivo de reunir informações sobre a matemática presente na civilização védica e que permitiu o seu desenvolvimento nas mais diferentes áreas como: comércio, agricultura, arquitetura, religião, Astronomia, etc., conforme os achados de vários sítios arqueológicos (Cf. KENOYER 1998, 2005). Além do livro de Matemática Védica, escrito por Tirthaji. Este estudo também considerou trabalhos sobre o mesmo tema escrito por autores como: Nicholas, Williams and Pickles (2006), Gloover (2008), William and Gaskel (2005), Kapoor (2009), todos estes são oriundos de Tirthaji (1965) e adotados como livros texto de Matemática Védica em escolas e cursos livres do Reino Unido, Estados Unidos e Índia. Este estudo elaborou sugestões de atividades didáticas, para o ensino das quatro operações, a partir do livro de Tirthaji (1965), que apresentou a Matemática Védica como uma possibilidade para o ocidente. É importante observar que este estudo foca para a parte da Matemática Védica que trata das quatro operações, pois o recorte do estudo não permite uma extrapolação, ficando portanto os demais elementos deste sistema de matemática para trabalhos futuros ou para uso por outras pesquisas. O produto consiste em sugestões de atividades para serem usadas pelo professor na sala de aula, elaboradas na perspectiva da investigação, conforme Mendes (2006, 2009a, 2009b) e Ponte (2003), para contribuir com o trabalho do professor do Ensino Fundamental I, séries finais, e da Educação de Jovens e adultos (EJA), no processo de alfabetização matemática.

Interno - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Presidente - 1359083 - IRAN ABREU MENDES