Banca de QUALIFICAÇÃO: PABLO JOVELLANOS DOS SANTOS LIMA

DISCENTE: PABLO JOVELLANOS DOS SANTOS LIMA
DATA: 05/03/2012
LOCAL: 3H5

Modelagem matemática e leitura, uma proposta de atividades para o ensino de proporção: construindo parâmetros avaliativos para a compreensão leitora dos objetos matemáticos.

Linguagem. Matemática. Leitura. Competência Leitora.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A compreensão da linguagem matemática por parte dos estudantes sempre foi uma das minhas preocupações como professor desta área. Especificando o conteúdo de proporção, este trabalho dissertativo tem como objetivo a elaboração de uma proposta de ensino, que utilize a modelagem matemática e a leitura, a fim de oportunizar uma melhor compreensão para a linguagem matemática inerente ao conteúdo tratado. Para tanto, construiremos/proporemos parâmetros para a avaliação leitora desta linguagem e, além disso, analisaremos no processo de modelagem, a sua capacidade de desenvolver/aprimorar/potencializar a competência leitora do aluno para a compreensão desta mesma linguagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo na forma da pesquisa-ação, cuja análise dos dados será de conteúdo. De modo geral este trabalho estará referenciado teoricamente em: Piaget, Vygotsky, Bakhtin, Freire, Garnica, Bicudo, Smole, Diniz, Santos, Barbosa, Burak, Biembengut, Bassanezi, Carrasco, Klusener, Junior, Becker, Zuin, Reyes, Machiavelo, Meneghetti, dentre outros. Entendemos que para adquirir um novo conhecimento é preciso aprender a lê-lo e ler para aprendê-lo, este processo é indispensável para o desenvolvimento da competência leitora de um sujeito, a modelagem matemática é uma ferramenta que possibilita, em seu processo, lidarmos diretamente com a leitura e a escrita na matemática, dando elementos favoráveis para o desenvolvimento ora mencionado. Os parâmetros avaliativos para a compreensão desta linguagem nos permitiram concluir, dentre outras coisas, que, em se tratando de um problema de matemática, um competente leitor desta área consegue com mais facilidade, compreendê-lo, relacioná-lo com a operação matemática a ser realizada para resolvê-lo e utilizar esta operação correta e adequadamente. A este processo passamos a denominar de “conduta ideal”.

Presidente - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES