Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ALVES DE LIMA NETO

DISCENTE: JOSE ALVES DE LIMA NETO
DATA: 09/08/2011
LOCAL: Setor III, Sala H5

O Desenvolvimento Sustentável com eixo temático de unidades selecionadas de Física para o ensino médio

leitura, interpretação e produção de texto; desenvolvimento sustentável; CTSA.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Este trabalho apresenta uma análise da eficácia do enfoque temático Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente com o eixo temático Desenvolvimento Sustentável, adotados como instrumentos metodológicos para a produção e implementação de planos de aulas de física no ensino médio, fundamentados na ideia da formação de uma cultura científica caracterizada pelo espírito crítico, posto que o objetivo da formação básica é oferecer instrumentos para formação de cidadãos críticos, reflexivos, aptos para atuarem na sociedade como sujeitos atuantes. Dessa forma foi colocada em prática uma nova abordagem para o ensino de física com o objetivo de despertar/conscientizar nos alunos a necessidade da preservação dos recursos naturais existentes no nosso planeta e em particular na realidade local, com a utilização da prática de leitura, interpretação e produção de texto nas aulas de física como recurso de problematização e desenvolvimento de habilidades e competências pelos alunos. Construindo, dessa maneira, elementos da prática pedagógica que auxiliem na compreensão e aplicabilidade dos conteúdos de física no ensino médio.

Presidente - 345796 - CICLAMIO LEITE BARRETO
Interno - 2321499 - AUTA STELLA DE MEDEIROS GERMANO
Externo ao Programa - 1475328 - NEEMIAS ALVES DE LIMA

Notícia cadastrada em: 02/08/2011 14:40