Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA MARIA ALVES DE ASSIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA MARIA ALVES DE ASSIS
DATA: 21/07/2011
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

TRAJETÓRIAS HISTÓRICAS RELACIONADAS À FORMAÇÃO E ÀS PRÁTICAS DOS DOCENTES E DISCENTES NO RN REFERENTES AO ENSINO DA MATEMÁTICA PELO RÁDIO (1950 – 1970): UM DOCUMENTÁRIO PARA USO DIDÁTICO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Escolas Radiofônicas. Curso de Madureza.


PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar como se deu o percurso histórico do ensino de Matemática pelo Rádio no Estado do Rio Grande do Norte entre as décadas de 1950 a 1970. Para tanto, lançamos mão da pesquisa qualitativa, pelo fato de nos propormos a analisar detalhadamente a situação estudada. Buscamos respaldo em pressupostos teóricos da História Cultural e de estudiosos da memória como Michel Certeau, Roger Chartier, Le Goff, Paul Thompson e Peter Burke. Recorremos também a elementos da História Oral, pois entendemos que esta metodologia possibilitou organizar a busca de traços dos cenários históricos relacionados à formação e às práticas dos docentes e discentes no Estado do RN, no que se refere ao Ensino da Matemática pelo rádio. Como instrumentos metodológicos, utilizamo-nos da pesquisa de fontes bibliográficas e da entrevista semi-estruturada, pois entendemos esta como uma possibilidade de organizar a reconstituição histórica. Neste trabalho, focamos os ensinos da alfabetização e do primário das Escolas Radiofônicas de duas comunidades rurais - Logradouro e Catolé - que atualmente fazem parte do município de Lagoa Salgada (RN) e, no que se refere ao Ensino Ginasial, nos detemos no Curso de Madureza, pelo Rádio. Utilizamos como fontes escritas, principalmente, os documentos encontrados no Arquivo Geral da Arquidiocese de Natal e os cedidos pelos participantes colaboradores da pesquisa. Como produto deste estudo, organizamos um documentário (CD-ROM), contendo a história do ensino da Matemática, a partir do relato daqueles que vivenciaram a experiência radiofônica, enfatizando a metodologia de ensino desenvolvida nas aulas, para que sirva de material de consulta para alunos, professores e pesquisadores da área.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Externo à Instituição - SERGIO ROBERTO NOBRE - UNESP

Notícia cadastrada em: 21/07/2011 08:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao