Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIANE ELVINA SOUSA DE ANDRADE

DISCENTE : ROSIANE ELVINA SOUSA DE ANDRADE
DATA : 29/11/2022
LOCAL: Videoconferência plataforma meet

O JARDIM SENSORIAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO E A MITIGAÇÃO DA CEGUEIRA BOTÂNICA

Agenda 2030; Ensino de Botânica; Educação para a sustentabilidade; Espaço não Formal de Ensino.

Responsável pelo estudo das plantas, a Botânica, ainda é apontada como uma disciplina com pouca contextualização e com escasso uso de recursos didáticos como os Espaços não Formais de Ensino. Estes apontamentos, direcionam para a falta de interesse e empolgação dos alunos nas aulas de Botânica, visto ser conhecido o uso excessivo de metodologias tradicionais, como aulas teóricas, descritivas e uso de termos técnicos, acarretando, inclusive, na chamada “Cegueira Botânica”. Diante problemática, o objetivo principal deste estudo foi discutir os aspectos que envolvem a utilização de um Jardim Sensorial como ferramenta didática para o Ensino de Botânica e para a mitigação da Cegueira Botânica em alunos da Educação Básica. A pesquisa classificada como de Campo, Pesquisa-ação e Qualitativa, foi aplicada para 34 alunos da Educação Básica (Ensino Fundamental) em dois ambientes: um Espaço Formal de Ensino e um Espaço não Formal de Ensino (Jardim Sensorial). O desenvolvimento se deu em três fases: sendo: a) diagnóstica (identificação da Cegueira Botânica); b) fase de aplicação da SD; e c) fase de avaliação e análise de dados. Aferiu-se, até o momento, que os participantes apresentam determinado grau de Cegueira Botânica, onde cerca de 85% destacam a presença de objetos arquitetônicos e materiais no percurso desenhado e apenas, aproximadamente 26% percebem a existência de plantas no trajeto em questão. Os primeiros resultados se mostram satisfatórios por apresentar um método utilizado na identificação da Cegueira Botânica de forma eficiente, o que soma mais uma ferramenta com possibilidades e perspectivas reais a ser utilizada pelos professores, possibilitando novos rumos para oEnsino de Botânica.

Externo à Instituição - LAMARCK DO NASCIMENTO GALDINO DA ROCHA - UEFS
Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Externa à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES - UERN
Notícia cadastrada em: 22/11/2022 10:11