Banca de QUALIFICAÇÃO: DIONE LOPES FERREIRA

DISCENTE : DIONE LOPES FERREIRA
DATA : 14/12/2022
LOCAL: meet.google.com/cqn-dhcb-pjj

HIGIENE DO SONO E ATENÇÃO PLENA (MINDFULNESS) COMO OBJETOS DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA O 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

higiene do sono; atenção plena; escola; ensino de ciências.

O ensino sobre hábitos saudáveis de vida na escola é primordial para a promoção da saúde individual e coletiva, e para a melhoria das relações de ensino-aprendizagem. Na pandemia da Covid-19 e suas variantes, observou-se, através das mídias e de relatos na comunidade escolar, um aumento dos casos de distúrbios de sono em adultos e crianças, assim como problemas de ansiedade, falta de atenção e diminuição do estímulo para os estudos com as aulas remotas, ocasionando também no retorno presencial. A Higiene do Sono (HS), desenvolvida pela Medicina do Sono, surge como um manual com medidas comportamentais que podem ajudar as pessoas de todas as idades a terem uma melhor qualidade do sono. Uma destas medidas é a prática da Atenção Plena (AP), que além de auxiliar no sono, ajuda também nas questões relacionadas à concentração, ansiedade, estresse mental e emocional. Esta pesquisa pretende estudar a HS e a AP como conhecimentos importantes a serem abordados no ensino de ciências naturais, e apresentar um guia educativo (produto educacional), contendo uma sequência didática para o 3° ano do ensino fundamental, com informações para professores e sugestões de atividades que orientam o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os temas e verificam os conhecimentos que estes podem adquirir após a aplicação do guia. A HS e a AP ainda não são amplamente divulgadas no âmbito educacional, no entanto, a Base Nacional Comum Curricular reconhece a importância de promover saúde no contexto do ensino de ciências. Somando-se a isto, pressupõe-se que as crianças desta faixa etária são curiosas e interessadas para a aprendizagem das ciências naturais e que orientando-as desde cedo para que cuidem de sua saúde em relação aos temas propostos, elas podem evitar problemas relacionados à privação de sono, ansiedade, falta de concentração e melhorar, consequentemente, nas questões emocionais e cognitivas.

Presidente - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Interna - 2524706 - GIULIANNA PAIVA VIANA DE ANDRADE SOUZA