Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELSON BORGES DE ALMEIDA

DISCENTE : MICHELSON BORGES DE ALMEIDA
DATA : 30/09/2022
LOCAL: https://meet.google.com/xwo-ejhd-ysg

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ESTATÍSTICA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino de Estatística. Ensino de Matemática. Educação ambiental. Sequência Didática.

O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa que se restringe ao ensino de matemática relacionado ao conteúdo do 6º ano do Ensino Fundamental que envolve estatística e as formas que tais conteúdos são abordados por seus professores aos alunos desse nível de ensino. Delimita-se o objeto de estudo como sendo a construção dos conhecimentos e habilidades sobre conceitos estatísticos na disciplina de matemática para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Tal delimitação é posta para viabilizar a pesquisa dentro de tempo hábil que compreende o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Nossa questão foco é: Como construir uma sequência didática (SD) que auxilie o professor de matemática na construção da aprendizagem de conceitos estatísticos e, ao mesmo tempo, aborde noções de sustentabilidade ecológica junto aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental? Para responder este questionamento, estabeleceu-se como objetivo geral analisar como a sequência didática construída pode contribuir no ensino de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, foram determinados os seguintes: (1) disponibilizar aos professores de matemática uma sequência didática que aborde os conteúdos de estatística, pertinentes aos conhecimentos e habilidades previstos para o 6º ano do Ensino Fundamental, contextualizados com os conhecimentos inerentes à educação e conscientização ambiental; (2) divulgar a sequência didática, o Produto Educacional decorrente desse trabalho final de mestrado profissional, para uso no ensino de matemática. Como metodologia, a pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa e é dividida em duas etapas: (1) pesquisa bibliográfica sobre a abordagem do conteúdo de estatística na disciplina de matemática, bem como sobre a Educação Ambiental a fim de levantar o referencial teórico que viabilizará a utilização de noções de meio ambiente e sustentabilidade como contexto no desenvolvimento de um Produto Educacional (PE) (exigência a ser cumprida por quem faz um mestrado profissional); (2) construção, aplicação e avaliação de um PE que compreende uma sequência didática que contextualiza o ensino dos conteúdos de estatística para o 6º ano do Ensino Fundamental com conhecimentos referentes ao meio ambiente. Para aplicação do PE faremos uso da técnica da observação participante e para avaliação, usaremos um questionário fechado que será respondido pelos participantes da pesquisa (professores em formação inicial e continuada). Em conclusão, como resultado preliminar da pesquisa bibliográfica, verificou-se que o ensino dos conteúdos de estatística costuma ser reproduzido de forma mecânica e sem considerar a construção de um pensamento crítico no ato de leitura e interpretação dos dados, fatos que descumprem o referencial didático estabelecido pelas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento dos estudos escolares acerca da estatística na área da matemática. Além disso, averiguou-se que a Constituição Federal e a Lei nº 9.795/1999, ao disporem sobre a Educação Ambiental, tratam-na como obrigatória na escolha e manejo das estratégias pedagógicas de todas as disciplinas, incluindo-se, portanto, a matemática. Tais constatações demonstram a necessidade do desenvolvimento de materiais que cumpram o determinado e reforçam a relevância da construção e divulgação ampla do Produto Educacional proposto nesse estudo.

Externa à Instituição - SUZI SAMÁ PINTO - FURG
Interno - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY