Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANY LAIS GOMES DE PONTES

DISCENTE : FABIANY LAIS GOMES DE PONTES
DATA : 29/09/2022
LOCAL: meet.google.com/rpz-zkwt-coh

ANÁLISE DE SIGNIFICADOS PRODUZIDOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE LOGARITMOS UTILIZANDO O MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS (MCS)

História da Educação Matemática; Ensino de Logaritmos; Concepções de logaritmos; Formação de Professores; Modelo Teórico dos Campos Semânticos.

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa para conclusão do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGCENM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e versa sobre o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de atividades acerca dos logaritmos, levando em consideração a história do ensino desse conteúdo perante a Educação Brasileira, com o intuito de responder a seguinte questão que norteia esta pesquisa: quais os significados que podem ser produzidos a partir de uma sequência didática envolvendo a história do ensino de logaritmos no Brasil? Buscamos responder isso a partir da análise dos significados produzidos por alunos inseridos no contexto da formação de professores, quando postos a explorar materiais antigos, como os livros didáticos. Nessa perspectiva, elaboramos três Estudos Dirigidos a serem solucionados por alunos de duas turmas de Licenciatura em Matemática também da UFRN, matriculados na disciplina de História da Educação Matemática, em que o objetivo era fazer uma comparação entre as concepções utilizadas para definir logaritmos, desde sua inserção no currículo da disciplina de Matemática neste país. Essas atividades foram propostas segundo as ideias de Miorim e Miguel (2002) sobre o Ensino de Logaritmos no Brasil e a finalidade disso é analisar os registros e falas dos envolvidos com o apoio do Modelo Teórico dos Campos Semânticos, proposto por Rômulo Campos Lins (1999).

Presidente - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Externa ao Programa - 2009206 - MARIA MARONI LOPES - UFRNExterno à Instituição - JOÃO RICARDO VIOLA DOS SANTOS - UFMS
Notícia cadastrada em: 14/09/2022 12:43