Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINNA RIBEIRO DANTAS

DISCENTE : KARINNA RIBEIRO DANTAS
DATA : 30/09/2022
LOCAL: (Remoto) - Google Meet

MAPAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: desafios e possibilidades didático-pedagógicas

Mapas Conceituais. Organização do Conhecimento. Formação Docente. Avaliação. Aprendizagem Colaborativa.

Os Mapas Conceituais (MCs) são ferramentas gráficas que auxiliam na organização e apresentação do conhecimento, surgiram no contexto da investigação do conhecimento prévio dos estudantes sobre conceitos científicos e hoje é aplicado nos mais diferentes setores da sociedade, desde computação e engenharia de software até em corporações para auxiliar as equipes no esclarecimento e na articulação de vários conceitos. Todavia, no contexto educacional brasileiro, principalmente nos cursos de formação docente (inicial e continuada), o potencial didático-pedagógico dessa ferramenta ainda é pouco conhecido e explorado. Desse modo, objetiva-se, essencialmente, aprofundar as investigações sobre a presença dos MCs no contexto da formação docente e promover uma formação continuada de modo a explorar os MCs enquanto instrumentos avaliativos, independente da disciplina escolar. Para isso, foi desenvolvido um produto educacional no formato de oficina para professores em exercício, estruturada em seis etapas e com carga horária total de 20 horas/aula. Investigou-se, assim, os desafios e as possibilidades didático-pedagógicas dessa prática formativa, bem como possíveis desdobramentos para a Educação Básica pública. A versão inicial da oficina foi aplicada de forma piloto em um curso de formação continuada “O uso de Recursos Educacionais Digitais como suporte pedagógico para as aulas online (RED)", promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal (NTE Natal) no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE Natal) para professores das diversas áreas da rede municipal de educação de Natal. Dentre os principais resultados obtidos com essa aplicação, destacam-se: um lapso na formação dos professores no que diz respeito ao desconhecimento sobre os mapas conceituais e sua utilização em sala de aula, promoveu atualizações pedagógicas e fomentou perspectivas de mudanças para a sala de aula, além dos participantes terem demonstrado interesse e reconhecimento que deve ser ampliada para outros professores, visto a relevância e benefícios proporcionados pelo seu uso no processo de ensino e aprendizagem.

Presidente - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Externa ao Programa - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA - UFRNExterna ao Programa - 6349507 - MARIA DE FATIMA DE SOUZA - UFRN
Notícia cadastrada em: 08/09/2022 14:08