Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANO JOSÉ DA SILVA PAIVA

DISCENTE : CRISTIANO JOSÉ DA SILVA PAIVA
DATA : 27/09/2021
LOCAL: Modo remoto pelo Google Meet

Radiação Infravermelha na Educação Básica e na Formação Docente: uma abordagem interdisciplinar

Radiação Infravermelha. Interdisciplinaridade. Momentos Pedagógicos. Ciências da Natureza. Formação Docente.

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa sobre a Radiação Infravermelha e suas Tecnologias, observando a pertinência e a relevância dessa temática no Ensino de Ciências da Natureza na educação básica. Buscou-se construir subsídios didático-pedagógicos para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e contextualizadas no Ensino de Ciências para aproximar a realidade escolar de diferentes práticas sociais de referência, especialmente daquelas do mundo científico e tecnológico. O produto educacional foi elaborado como uma oficina para professores em formação inicial de Física, Química e Biologia. A oficina foi planejada enquanto uma sequência didática estruturada e fundamentada na proposta didático-pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos (3MPs). Dentre os principais resultados, espera-se contribuir para e enriquecer a formação inicial de professores para o ensino de Ciências da Natureza que contemple a interdisciplinaridade como uma prática docente e incentivá-los a serem multiplicadores dessas ações em seus futuros ambientes de trabalho.

Presidente - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Interna - 1645641 - JULIANA MESQUITA HIDALGO FERREIRA