Banca de QUALIFICAÇÃO: BÁRBARA FERNANDES COSTA

DISCENTE : BÁRBARA FERNANDES COSTA
DATA : 27/05/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/exame-de-qualificacao-64d44e6b-2add-4914-bb44-08a4cf5e31f9

O ensino de Matemática em Salas Multisseriadas no Rio Grande do Norte: reunindo vidas e contando histórias por meio de um Livro Iconográfico

Salas Multisseriadas; Ensino de Matemática; Rio Grande do Norte; Livro Iconográfico.

Salas Multisseriadas são definidas por salas que compreendem alunos de diferentes comunidades, séries, idades, aprendizagem e níveis de conhecimento (MEDEIROS, 2010), isto é, reúnem estudantes de várias séries e níveis em uma mesma turma, com apenas um professor responsável pela condução do trabalho pedagógico (HAGE, 2014), tendo como característica principal a diversidade. O nosso contexto é o ensino de Matemática nas Salas Multisseriadas do Rio Grande do Norte. Nossa temática está sendo norteada pela seguinte questão: como se dá/deu o Ensino da Matemática em Salas Multisseriadas no RN? Temos como objetivo geral construir um estudo histórico acerca do ensino de Matemática em Salas Multisseriadas no Estado do RN e, como objetivos específicos, analisar as mudanças e continuidades na prática do ensino de Matemática ao longo do tempo; perceber indícios das visões que os professores possuem sobre o ensino de Matemática; e elaborar um Livro Iconográfico como Produto Educacional, requisito exigido pelo Mestrado Profissional, que possa ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais. Nossa pesquisa tem caráter qualitativo e combinou procedimentos metodológicos distintos para compor as fontes de dados que foram analisados; são eles: pesquisa documental, pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas e observações. Com resultados parciais, podemos apontar indícios de que os professores têm dificuldade em ensinar Matemática em uma Sala Multisseriada, por conta da diversidade da turma, tendo em vista que eles partem do material concreto, começando do conteúdo mais simples para o mais complexo: percebem a tabuada como fonte de auxílio para superação das dificuldades que os alunos têm em calcular. Em contrapartida, outros professores já acham mais fácil ensinar Matemática em Salas Multisseriadas, do que outras disciplinas, pois usam o cotidiano como referência para o ensino da disciplina. Salientamos que estamos com a pesquisa em andamento e que todos os dados estão sendo analisados de modo que possam não só contar histórias de ensino, mas também nos ajudar a ter uma visão de como esse ensino é realizado nas Salas Multisseriadas em nosso estado.

Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Externa ao Programa - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ