Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ GUSTAVO DAMASCENO OLIVEIRA

DISCENTE : LUIZ GUSTAVO DAMASCENO OLIVEIRA
DATA : 27/04/2020
LOCAL: Exclusivo por videoconferência, acesso livre em: https://bit.ly/PPGECNM

Mapas conceituais como jogos didáticos para o ensino-aprendizagem de física

Mapas conceituais, Ensino de ciências, Jogos didáticos, Aprendizagem significativa, Atividade colaborativa.

Os Mapas Conceituais (MC) são ferramentas gráficas utilizadas para a organização e a apresentação do conhecimento. Essa ferramenta pode ser utilizada também como método avaliativo, auxiliando no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, o primeiro contato com os MC por parte dos estudantes e corpo docente demanda maior atenção e tempo, especialmente para uma melhor capacitação no domínio da técnica de desenvolvimento dos mapas. Desse modo, foi desenvolvido um jogo didático enquanto produto educacional cuja funcionalidade pode facilitar a construção dos primeiros mapas, bem como auxiliar no desenvolvimento de práticas didáticas no ensino de Física e na avaliação da aprendizagem de conceitos científicos. O jogo será aplicado em turmas do ensino médio de uma escola pública de Natal.

Externo à Instituição - ALEXANDRE CAMPOS - UFCG
Presidente - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Externo ao Programa - 1051578 - THIAGO EMMANUEL ARAUJO SEVERO
Notícia cadastrada em: 23/04/2020 12:19