Banca de DEFESA: ALISON LUAN FERREIRA DA SILVA

DISCENTE : ALISON LUAN FERREIRA DA SILVA
DATA : 11/12/2019
LOCAL: Auditório do CCET

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DE UNIDADES TEMÁTICAS DE MATEMÁTICA DA BNCC PARA O 8° ANO

História da Matemática; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Investigação Matemática; Base Nacional Curricular Comum; 8º ano.

Essa pesquisa tem o objetivo de entrelaçar o uso da História da Matemática (HM) associada as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), articulada a Investigação Matemática (IM) a fim de propor um produto educacional para abordagem das unidades temáticas de Matemática da BNCC, para as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental. Escolhermos o uso da HM pelo ganho significativo na qualidade da relação ensino-aprendizagem que essa ferramenta proporciona, destacando-a como uma criação humana. Articulamos com o uso das TDIC, pois vivemos em uma era completamente tecnológica e a escola não pode ser colocada à margem do que se passa em nossa sociedade, além de servir de base para contrapor aos críticos que alegam ser demasiado o tempo gasto com o uso da HM em sala de aula. Desse modo, com as TDIC esse tempo é otimizado, sobretudo, ao ser articulado a IM que busca trazer o espírito da Matemática em um processo de pesquisa original da atividade do matemático, podendo ser produzida pelo aluno em processo de redescoberta, inspirado na história, como o matemático fez em seu desenvolvimento original, simulando situações/problemas históricos que podem ser investigados com/em ambientes/recursos tecnológicos. Destacamos o caráter qualitativo de nossa pesquisa e o dividimos em duas fases. A primeira fase se destaca pelo levantamento bibliográfico, acerca do uso dessas ferramentas pedagógicas e pela realização de uma pesquisa bibliográfica sobre tópicos de HM a fim de produzir literatura adequada a ser usada no nosso produto. Nessa busca em consonância com as unidades temáticas da BNCC chegamos aos seguintes temas: problema das gavetas de Dirichlet (1805 – 1859) que articula a unidade de Números (unidade 1) e a unidade de Probabilidade e Estatística (unidade 5); Transformações geométricas no plano cartesiano que articula a unidade de Álgebra (unidade 2) e a unidade de Geometria (unidade 3); Por fim a quadratura do círculo que abrange a unidade de Grandezas e Medidas (unidade 4). A segunda fase foi a elaboração e aplicação de um produto educacional, um caderno de atividades, o qual foi estruturado em três blocos subdivididos de acordo com os temas supracitados, durante a sua execução os alunos puderam realizar a investigação-histórica-com-tecnologia, para tanto, seguimos as fases de uma investigação nas aulas de matemática segundo Ponte, Brocado e Oliveira (2016).

Interno - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Presidente - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externa à Instituição - SILVIA REGINA PEREIRA DE MENDONCA - IFRN
Notícia cadastrada em: 25/11/2019 13:46