Banca de QUALIFICAÇÃO: THUANNY KAROLINE FRANÇA BARBOSA

DISCENTE : THUANNY KAROLINE FRANÇA BARBOSA
DATA : 28/03/2019
LOCAL: Sala 51 - CCET

Unidade didática com enfoque na acidificação dos oceanos para trabalhar o conteúdo de equilíbrio químico a partir da teoria da aprendizagem significativa

Unidade didática, Aprendizagem significativa, Equilíbrio químico.

Nos últimos anos, tem-se observado um constante debate permeado de preocupações e reflexões acerca de ações que possam ser desenvolvidas para a melhoria no ensino de Química. Com isso, destacamos a importância de o professor utilizar estratégias de ensino que possibilitem a ocorrência de uma aprendizagem com mais significado ao estudante. Assim esta pesquisa objetivou construir, aplicar e avaliar o desenvolvimento de uma Unidade Didática para abordar o conteúdo de equilíbrio químico com alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Macau, no estado do Rio Grande do Norte. Para a elaboração da unidade nos fundamentamos na Teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel, e consideramos o contexto da cidade que se caracteriza por ser litorânea e produtora de sal de cozinha, o que possibilitou uma abordagem do conteúdo de equilíbrio químico a partir de fenômenos que ocorrem no mar. No desenvolvimento do conteúdo, propomos a utilização de estratégias diversificadas como a utilização de vídeos, textos, aula expositiva dialogada, aula de campo e experimentação utilizando materiais acessíveis para o seu desenvolvimento. Este trabalho traz elementos da abordagem qualitativa, uma vez que foi possível maior contato com o ambiente de aplicação e os participantes dando ênfase à observação como um dos métodos de coleta de dados. Além da observação, foram utilizados também um questionário inicial, com os participantes da pesquisa, diário de campo, mapa conceitual e demais atividades que foram realizadas pelos alunos no decorrer da sequência de aulas.

Presidente - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Interna - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Externa ao Programa - 1412709 - NEDJA SUELY FERNANDES
Notícia cadastrada em: 08/03/2019 15:14