Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA BEATRIZ FRANCELINO JOTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA BEATRIZ FRANCELINO JOTA
DATA : 12/12/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

Reorientação Curricular na Disciplina Química via Tema Gerador: uma aproximação Freire-CTS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Paulo Freire, Investigação Temática.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Um currículo com abordagem temática pode contextualizar o desenvolvimento didático e a aprendizagem dos conceitos e tornar o conteúdo mais significativo para os/as educandos/as através do diálogo e da problematização de situações que surgem das suas próprias realidades. Assim sendo, consideramos que a falta de contextualização na Educação em Ciências conduz ao desenvolvimento de um currículo que diverge dos objetivos propostos nos documentos legais para a Educação Básica no Ensino Médio do Brasil e acaba acentuando diferenças sociais, econômicas, de gênero, culturais etc. Defendemos uma Educação em Ciências voltada à formação de sujeitos críticos e reflexivos, preparados para a ação e a participação social. Com essa finalidade, nesta dissertação, propomo-nos a investigar como a Abordagem Temática Freireana e os pressupostos do campo de estudos Ciência Tecnologia e Sociedade podem ser utilizados para a construção do conteúdo programático da disciplina Química na 2ª série do Ensino Médio Regular em Natal, Rio Grande do Norte. Por meio de uma abordagem qualitativa, para a investigação temática, utilizamos o levantamento de dados, a observação participante, a análise documental e entrevistas semiestruturadas. Considerando os desafios que surgem na construção de um currículo com base no diálogo e na problematização, propomos um produto educacional com o tema gerador bem-estar social como reorientação curricular para educadores de Química da Educação Básica. Entendemos que o uso de metodologias dialógicas e problematizadoras deve ser proposto já na formação inicial de professores para que seja superada uma concepção bancária de educação e se alcance uma educação em ciências crítica e socialmente relevante e transformadora.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1753033 - CARLA GIOVANA CABRAL
Externo à Instituição - HOSTINA MARIA FERREIRA DO NASCIMENTO - UERN
Interno - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Notícia cadastrada em: 23/11/2018 11:07
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