Banca de QUALIFICAÇÃO: ANYELLE DA SILVA PEREIRA PEIXOTO

DISCENTE : ANYELLE DA SILVA PEREIRA PEIXOTO
DATA : 10/12/2018
LOCAL: Setor III, sala 3H5

A QUÍMICA DOS METAIS: UMA ABORDAGEM CTS PARA DISCUTIR A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS

CTS, REE, Ensino de Química, metais, Educação Ambiental

Os estudos na área da educação tem evidenciado a necessidade de uma formação cidadã para a tomada de decisão. Nesse sentido, a participação social tornou-se necessária diante do desenvolvimento científico-tecnológico. Deste modo, partindo do pressuposto que o Ensino de Química deve possibilitar a assimilação das vivências dos alunos e ampliá-las à problemas coletivos, discutir acerca da problemática dos Resíduos eletroeletrônicos (REE) mostrou-se relevante, uma vez que, a geração desses resíduos e as consequências ambientais relacionadas ao descarte desses equipamentos, tem se intensificado com o consumo. Logo, a educação CTS pode contribuir para uma discussão acerca dos impactos sociais, políticos, econômicos e ambientais relacionados aos artefatos, bem como possibilita promover a Educação Ambiental no que tange o consumo e descarte dos equipamentos eletroeletrônicos (EEE). Diante do exposto, foi elaborada uma sequência de atividades como produto educacional, a qual objetiva contribuir com o estudo da química dos metais na Educação Básica. O lócus da pesquisa foi uma turma da 2º série do Ensino Médio do Colégio Estadual do Atheneu Norte Riograndense, as atividades desenvolvidas objetivaram relacionar a problemática dos REE aos conceitos químicos em uma abordagem CTS. Para tanto, realizou-se atividades como leitura de jornais; utilização de uma cartilha informativa; aula sobre as propriedades, aplicações e riscos dos metais presentes nos EEE, como também foi realizada uma coleta de REE na referida escola durante vinte dias. A pesquisa possui natureza qualitativa e utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionário, registros de atividades e áudios.

Interno - 1753033 - CARLA GIOVANA CABRAL
Interno - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR