Banca de DEFESA: RAFAELA CRISTINA DOS SANTOS LIMA

DISCENTE : RAFAELA CRISTINA DOS SANTOS LIMA
DATA : 31/08/2018
LOCAL: Sala de Seminário de Matemática

PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS

Funções Orgânicas Oxigenadas; Sequência Didática; Xampu: Cabelos; Contextualização.

A dinâmica das aulas expositivas pode melhorar com o auxílio de recursos que ampliam e dão significado aos conteúdos na era da Internet e das mídias digitais. Os(as) professores(as) podem utilizar recursos didáticos tais como vídeos, textos de divulgação científica, jogos cooperativos e aulas de laboratório. Sua utilização nas aulas pode motivar mais os alunos a se tornarem participativos e contribuir de maneira significativa para que estes se interessem pelo conhecimento, possibilitando melhorias em seu aprendizado. A realização dessa pesquisa visou contribuir na abordagem do conteúdo de Funções Orgânicas Oxigenadas utilizando como temática: cabelos e xampus, através de uma sequência didática de cinco etapas. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio José Vitorino de Medeiros, a única escola estadual da cidade de Sossego – PB que disponibiliza o ensino fundamental e médio regular. A aplicação foi na turma da própria professora e mestranda. Para o desenvolvimento da pesquisa, participaram 39 estudantes do 3º ano do ensino médio regular, do período diurno. Os objetivos desse trabalho foram elaborar, aplicar e avaliar o produto educacional configurado por uma sequência didática a ser utilizada por professores(as) de Química do Ensino Médio, abordando o conteúdo de funções orgânicas oxigenadas no terceiro ano. Foi apresentado neste trabalho uma série de atividades e aulas com recursos didáticos variados, abordando a temática de acordo com a realidade dos alunos, de maneira interligada, através de ferramentas como mídia, aulas expositivas dialogadas, texto de divulgação científica, jogo cooperativo e uma aula experimental. As atividades tiveram o objetivo de dinamizar o ensino, melhorar a interação em sala de aula, promover o interesse e a participação dos alunos e auxiliar o professor no processo de mediação. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e os dados para análise foram coletados através de três questionários e o registros de observação participante ao longo da aplicação da SD; os questionários foram um para aproximação do objeto de estudo, um questionário com fins de verificação do conteúdo e um questionário avaliativo da SD pela ótica dos alunos. Para analisar os dados dos questionários foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. As impressões dos registros de observação foram baseadas na teoria do “professor reflexivo e professor pesquisador” de Schön. Os resultados obtidos através da aplicação dos questionários mostraram que a temática xampus e cabelos se mostrou adequada ao conteúdo, pois está presente na vivência dos alunos, e se tornou uma possibilidade de contextualização uma vez que repercutiu nos atos fora do ambiente escolar. Como resultado da aplicação da SD, pôde-se constatar o maior interesse da turma ao longo das aulas, houve melhora na relação professor-aluno e aluno-professor; o trabalho em grupo possibilitou o desenvolvimento de habilidades como leitura e discussão para tomada de decisões e na ótica dos alunos, a disciplina se tornou mais atrativa. Com relação ao questionário final de verificação de conteúdos foi possível constatar que através da utilização de novas metodologias de ensino nas aulas, os alunos conseguiram alcançar os objetivos pretendidos para cada atividade com os conceitos dados pela professora; formaram novos conceitos além de ressignificar alguns conceitos que possuíam sobre a Química dos cabelos e xampus. Sendo assim, os objetivos da pesquisa foram alcançados, pois foi possível trabalhar o conteúdo de funções orgânicas oxigenadas de maneira contextualizada utilizando outras ferramentas didáticas como o jogo cooperativo, o experimento, a utilização de TDC, vídeos, fazendo com que os alunos mudassem sua visão com relação a disciplina.

Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS OLIVEIRA SANTOS - UFCG
Externo ao Programa - 2685063 - MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE