Banca de DEFESA: TERCIANO FONSECA DE SOUZA

DISCENTE : TERCIANO FONSECA DE SOUZA
DATA : 30/07/2018
LOCAL: Auditório do CCET

Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais

Enfoque CTS. Abordagem temática. Plantas Medicinais. Conceito desoluções.

A literatura mostra que na área de Ensino de Química o conceito de soluções é apontado como difícil de ser trabalhado em sala de aula, muito particularmente em turmas de Ensino Médio.  Esta pesquisa visou contribuir com essa discussão, buscando novas possibilidades de abordar o conceito em sala de aula, a partir do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O objetivo geral foi o de propor uma intervenção didática com alunos do 2º ano do Ensino Médio sobre o conceito de soluções, visando uma alfabetização científica e tecnológica ampliada, em uma escola pública da cidade de Natal. Para tanto, foi elaborado um produto educacional destinado a professores da Educação Básica para ser aplicado em aulas de Química. Foram realizados sete encontros na Escola Atheneu Norte-Riograndense com o apoio da professora responsável e participação dos 38 alunos da turma. O material foi concebido a partir do primeiro questionário diagnóstico, adotando uma abordagem temática sobre plantas medicinais. Ele foi planejado como uma sequência de atividades que objetivaram promover discussões sobre as relações CTS, os saberes da tradição e o conhecimento científico, como forma de contextualizar o ensino do conceito de soluções. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como instrumentos para coleta de dados dois questionários: um de avaliação diagnóstica e o segundo de avaliação da sequência didática. Uma das atividades de maior relevância pedagógica foi o júri simulado. A partir dos resultados obtidos, foi possível atestar que, apesar de a temática de plantas medicinais não ser comumente tratada em sala de aula, ela está presente na cultura dos alunos, através da sua comunidade e dos seus antepassados. Os resultados também demonstraram que as atividades propostas na sequência didática possibilitaram ensinar de forma contextualizada o conceito de soluções.

Presidente - 1753033 - CARLA GIOVANA CABRAL
Externo à Instituição - CRISTHIANE CARNEIRO CUNHA FLOR - UFJF