Banca de DEFESA: EDILENE FERREIRA DE MEDEIROS

DISCENTE : EDILENE FERREIRA DE MEDEIROS
DATA : 30/07/2018
LOCAL: Auditório do CCET

Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de biologia: uma Atividade Experimental Baseada na Perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)

Ensino de Biologia, Fotossíntese, Argumentação, Predizer-Observar-Argumentar

Há um consenso na literatura atual que considera a argumentação como um processo importante no discurso da ciência, a qual deve ser promovida em sala de aula. Neste contexto, ensinar os estudantes a argumentarem cientificamente é um objetivo pedagógico, apesar de estudos sinalizarem que têm dificuldades em construir argumentos de qualidade. Diante desse cenário, o objetivo desse trabalho foi propiciar situações para desenvolver habilidades argumentativas em estudantes do ensino médio do IFRN a partir de uma atividade experimental intitulada “Metabolismo energético nos vegetais: fotossíntese e respiração” e estruturada a partir da perspectiva Predizer-Observar e Argumentar. Ao fim da intervenção foram avaliados o discurso oral e os argumentos escritos produzidos pelos grupos de estudantes utilizando, respectivamente, os Modelos de Jiménez-Aleixandre (1998) e Mcneill et al. (2006) adaptados. Como resultado da intervenção os grupos produziram argumentos bem estruturados, apresentando dados, justificativas, conhecimento básico e conclusão, e com o conteúdo específico aceito pela comunidade científica. Como resultados observamos que após as atividades os estudantes apresentaram argumentos escritos parcialmente válidos e/ou totalmente válidos. O grupo 01 revelou melhor coordenação entre os elementos do argumento quando comparado ao grupo 02. Diante dos resultados podemos sinalizar que é possível ensinar aos alunos a argumentarem a partir de atividades experimentais estruturadas na perspectiva Previsão-Observação-Argumentação.

Interno - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externo à Instituição - SOLANGE WAGNER LOCATELLI - UFABC
Notícia cadastrada em: 20/06/2018 15:13