Banca de QUALIFICAÇÃO: TERCIANO FONSECA DE SOUZA

DISCENTE : TERCIANO FONSECA DE SOUZA
DATA : 01/12/2017
LOCAL: Auditório do CCET

ENFOQUE CTS PARA O ENSINO DO CONCEITO DE SOLUÇÕES: UMA ABORDAGEM COM PLANTAS MEDICINAIS

Plantas Medicinais. Conceito de soluções. Abordagem CTS.

A literatura mostra que na área de Ensino de Química o conceito de soluções é apontado como difícil de ser trabalhado em sala de aula, muito particularmente em turmas de ensino médio. Esta pesquisa visa contribuir com esta discussão, vislumbrando assim, novas possibilidades de trabalhá-lo em sala de aula, a partir do enfoque da Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Neste sentido e tomando a tendência de ensino CTS e tomando como referência o uso de plantas medicinais e o conhecimento popular na utilização dessas plantas pelos intelectuais da tradição, é possível discutir esse conceito em sala de aula, promovendo uma discussão pautada na problemática social do uso de plantas medicinais contribuindo para uma alfabetização científica mais ampliada. A pesquisa tem como objetivo geral propor uma intervenção didática com alunos do 2º ano do Ensino Médio sobre o conceito de soluções visando à sua alfabetização cientifica e tecnológica. Como instrumentos de pesquisa utilizaremos um questionário de avaliação diagnóstica, o qual pretende tornar sabido os conhecimentos prévios dos alunos e como segundo instrumento de pesquisa utilizaremos a observação participante, ao qual será importante para a coleta de dados e para que o pesquisador se homogeinize ao grupo. O produto educacional a ser desenvolvido com os alunos será uma proposta de sequência didática, sendo necessária seis aulas para desenvolvê-la fazendo uso de uma atividade experimental. Nas aulas seguintes, o júri simulado como ferramenta se propõe discutir uma problemática social e os conteúdos envolvidos com plantas medicinais, conhecimento científico e saberes populares, vislumbrando discutir questões sócio-científicas e formação do pensamento crítico e tomada de decisão. São esses os principais eixos em que a presente pesquisa se debruçará.

Presidente - 1753033 - CARLA GIOVANA CABRAL
Interno - 1718598 - FERNANDA MARUR MAZZE