Banca de QUALIFICAÇÃO: KÉZIA CRISTIANE DE MENDONÇA PEREIRA

DISCENTE : KÉZIA CRISTIANE DE MENDONÇA PEREIRA
DATA : 31/08/2017
LOCAL: Sala de Seminário da Matemática

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM GROSSOS/RN (2011 A 2015): UM OLHAR PARA O ENSINO A DISTÂNCIA E SUA INFLUÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE

Educação a distância; Universidade Aberta do Brasil; Ensino Superior; formação de professores de Matemática; recursos tecnológicos.

Nesta pesquisa, investigamos como se deu a formação de professores de Matemática por meio da modalidade de Educação à Distância (EAD) na cidade de Grossos/RN. Nossa propositura objetiva com a elaboração dessa história, descobrir possíveis contribuições do Curso de Matemática/EAD para ensino da Matemática na localidade e a existência de influências do uso de recursos tecnológicos, tão presentes atualmente na EAD, na prática profissional dos egressos por meio dessa modalidade de ensino. Para tanto, temos feito uso dos pressupostos metodológicos da História Cultural e temos buscado em documentos (fontes escritas) e entrevistas (fontes orais), interpretações convergentes e/ou divergentes que, sob nossa análise, possam nos apontar fatos e detalhes para a construção dessa história. Os resultados iniciais dessa pesquisa nos mostram que a criação do curso supramencionado ocorreu em virtude da política de interiorização do ensino superior adotada no Brasil, a partir de 2005 com a regulamentação do artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que trata da EAD e, posteriormente, com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Entre as formas de desenvolvimento do Curso, descobrimos que este aconteceu de forma semipresencial até meados de 2015, passando a ser totalmente à distância, a partir de então. Constatamos também que os materiais de estudos utilizados pelos cursistas foram diversos, desde o impresso até o tecnológico. Das primeiras turmas de cursistas o número de egressos é pequeno, se considerarmos o número de alunos que ingressaram ao Curso, e a maioria desses concluintes residem fora do município, o que nos leva a inferir que as contribuições dessa graduação para quantitativo de professores de Matemática na localidade ainda são poucas. Quanto ao uso de tecnologias na prática docente por parte dos professores formados pelo Curso analisado, estamos em fase de pesquisa para apresentar resultados. Além disso, pelo fato de fazermos parte de um mestrado profissional, elaboramos como produto educacional... (ainda em construção).

Interno - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Externo à Instituição - ROSALBA LOPES DE OLIVEIRA - IFESP
Notícia cadastrada em: 22/08/2017 15:42