Banca de DEFESA: MARINALVA FERNANDES DE SOUSA

DISCENTE : MARINALVA FERNANDES DE SOUSA
DATA : 29/07/2016
LOCAL: LabenBio (Biociências)

O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Ensino Científico, Leitura de Texto, Desenvolvimento Sustentável.

A divulgação científica tem sido defendida como instrumento para disseminar informações que ajudem a melhorar a vida das pessoas e que dêem suporte a desenvolvimentos econômicos e sociais sustentáveis, sendo de grande importância para o processo da formação crítica e participativa do cidadão. Esta dissertação tem como objetivos analisar o uso de Textos de Divulgação Científica (TDC) em sala de aula como elemento desencadeador de discussões sobre Desenvolvimento Sustentável e através da observação e análise dessas atividades, buscar sugestões para que elas sejam melhores aproveitadas no sentido de aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem. Procura ainda identificar, através de entrevistas com professores, dificuldades e vantagens na utilização dessa ferramenta metodológica em suas aulas. O desenvolvimento da proposta desta pesquisa aconteceu em uma Escola Municipal localizada no município de São Gonçalo do Amarante, RN, onde em diversas oportunidades os alunos tiveram acesso aos textos sobre Desenvolvimento Sustentável e participaram das interações que serviram de alicerce a essa dissertação. Assim como foi investigado com alguns professores de ciências, de diferentes redes de ensino, a possível utilização desse recurso em suas aulas. Os resultados apontam para a necessidade de discutir os textos quando incorporados em sala de aula e mostram que muitos educadores ainda resistem em não empregar esse recurso didático como ferramenta constante para o melhoramento do ensino e do hábito de ler.

Externo à Instituição - ALINE DE SOUZA AMORIM - SME
Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO