Banca de DEFESA: JUSSARA FREIRE DE AZEVEDO SANTIAGO

DISCENTE : JUSSARA FREIRE DE AZEVEDO SANTIAGO
DATA : 28/07/2016
LOCAL: LabenBio (Biociências)

O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS DE BIOLOGIA: CONCEPÇÕES E RELAÇÕES COM A ABORDAGEM CTS DE ENSINO

Textos de divulgação científica, ensino de biologia, abordagem CTS.

O presente trabalho traz uma proposta de utilizar textos de divulgação científica em aulas de Biologia como uma possível ferramenta de ensino e aprendizagem de temas de Microbiologia ambiental em escolas da grande Natal-RN. A pesquisa foi desenvolvida inicialmente entre professores do ensino básico de ciências e biologia a fim de conhecer suas concepções sobre o conceito de Textos de Divulgação Científica (TDCs), além das vantagens e dificuldades ao utilizarem esses textos em sala de aula. A aplicação do texto de divulgação ocorreu em uma escola de Parnamirim/RN, região da grande Natal/RN com alunos da 2ª série do ensino médio, e ocorreu em duas etapas, na primeira foram identificadas, através de desenhos e de um questionário, as concepções dos alunos sobre vírus e bactérias, e sobre a relação da ciência e da tecnologia sobre o controle de doenças e epidemias, o que serviu de base para análise e discussão para aplicação do texto de divulgação científica.  Na segunda etapa foi utilizado um texto de divulgação científica que trata de vírus, bactérias, ciência e tecnologia e desenvolvimento sustentável, através da temática da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica e chikungunya, doenças epidêmicas no momento no Brasil.

Interno - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO