Banca de DEFESA: JEFFERSON ANDREY LOPES MATIAS

DISCENTE : JEFFERSON ANDREY LOPES MATIAS
DATA : 23/06/2016
LOCAL: Anfiteatro A do CCET

OS ERROS DOS ESTUDANTES NAS PROVAS DE VESTIBULARES DA UFRN NO PERÍODO DE 2009 A 2013 SOBRE AS REAÇÕES QUÍMICAS

Reação Química. Teoria de Galperin. Erros conceituais.  Enfoque sistêmico funcional-estrutural. Vestibular UFRN

O estudo sobre a habilidade de explicar as reações químicas como um sistema complexo apresenta um importante significado para o desenvolvimento científico crítico do estudante no século XXI e compreensão do ensino de Química. No entanto a forma como esse conteúdo é trabalhado em sala de aula, principalmente no ensino tradicional, não valoriza sua abordagem na forma de um sistema complexo, ou seja, de uma forma não fragmentada e global em sua essência. A dissertação aqui apresentada tem como objetivo identificar e caracterizar os erros dos estudantes nas questões de vestibulares da UFRN no período de 2009 a 2013 sobre Reações Químicas, utilizando os dados disponíveis pelo Observatório da Vida do Estudante Universitário (OVEU). A matriz teórica do estudo se estruturou tendo como base as categorias e os erros de aprendizagem dos estudantes sobre reações químicas (NÚÑEZ, RAMALHO, 2012), as reações químicas como um sistema complexo (NÚÑEZ, 1992; RESHETOVA, 1988; SANDERSON, 1968), sendo o fundamento teórico do produto a teoria de Galperin (NÚÑEZ, 2009). O percurso metodológico envolveu uma abordagem qualitativa e quantitativa de cada questão das provas de vestibular, assim como dos relatórios da Comperve. Os resultados apresentaram os erros de aprendizagem a partir da analise das categorias das questões. Identificou que os conteúdos conceituais sobre o tema aspectos qualitativos das reações químicas estiveram presentes na maioria dos erros cometidos pelos estudantes. Este conteúdo conceitual também foi observado na questão com menor desempenho por parte dos estudantes (25,1% de índice de acerto). A análise também trouxe contribuições inovadoras como a análise da natureza de cada questão, relacionada à sua resolução integral ou parcial de acordo com a Base Orientadora da Ação de Núñez (1992). A partir dos resultados obtidos e analisados, estabeleceu a proposta de um produto, que corresponde a uma Unidade Didática que possibilite auxiliar o professor de Química na formação da habilidade de explicar uma reação química como um sistema complexo.

Presidente - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Externo ao Programa - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Externo à Instituição - FABIA MARIA GOMES DE MENESES - IFRN
Notícia cadastrada em: 13/06/2016 15:36