Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ISABEL DA COSTA PEREIRA

DISCENTE : MARIA ISABEL DA COSTA PEREIRA
DATA : 16/06/2016
LOCAL: Sala de Seminário de Matemática

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIALOGANDO ATRAVÉS DA ETNOMATEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Etnomatemática, resolução de problemas, EJA

Nosso trabalho de pesquisa tem como principal objetivo utilizar da Etnomatemática e da Resolução de Problemas como ferramentas de intervenção no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos – EJA, em uma escola do município de Natal/RN. Para tanto, faz-se necessário ao longo do corpo deste, partir dos conhecimentos empíricos, bem como, conhecimentos adquiridos a partir do senso comum, por vezes baseado na experiência desses alunos os quais devem permanecer em sintonia com os conhecimentos escolares. Propomos fazer considerações acerca das matemáticas utilizadas e/ou produzidas pelos estudantes da EJA em suas profissões, produzindo um material didático, o qual é denominado por produto educacional, produção técnica indispensável para a conclusão do Mestrado Profissional em Ensino, devendo ser um processo ou ferramenta de natureza educacional, o qual deverá ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores. A fim de compor este produto educacional, nossa pesquisa é fundamentada nas concepções d’ambrosianas da Etnomatemática e na resolução de problemas, utilizando a abordagem investigativa que será utilizada como ponte que unirá as duas vertentes mencionadas, uma vez que objetivamos produzir um material didático, a saber, um E-book, ou seja, um livro eletrônico, o qual pode está disponível em um único volume ou em uma quantidade predefinida de volumes. Este pode apresentar textos, figuras, tabelas, animações e sons. O E-book ainda tem a vantagem de ser transportado e visualizado por diferentes pessoas em diferentes máquinas, simultaneamente, fato que potencializa sua divulgação e utilização.

Externo à Instituição - FRANCISCA VANDILMA COSTA - IFESP
Presidente - 1516534 - FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA