Banca de DEFESA: KEILA BARBOSA DA FONSECA

DISCENTE : KEILA BARBOSA DA FONSECA
DATA : 22/06/2016
LOCAL: Sala de Seminário de Estatística

ELABORAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA UTILIZANDO MODELOS E ANALOGIAS SOBRE O CONTEÚDO ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

Unidades didáticas; modelos e analogias; ligações químicas; mudança de estado físico da matéria.

Utilizar estratégias de ensino que promovam uma melhor compreensão dos conceitos científicos pelos alunos é um desafio para muitos professores de química da educação básica. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) no que se refere aos conhecimentos de Química, o ensino deve proporcionar aos alunos a capacidade de compreender as transformações químicas de forma ampla e integrada, possibilitando o entendimento dos processos químicos e a construção do conhecimento científico relacionado com a tecnologia, os impactos ambientais, sociais, políticos e econômicos. O estudo do conteúdo estados físicos da matéria necessário ao entendimento das transformações químicas, associado a outros conceitos, em muitos casos é considerado pelos alunos de difícil compreensão. Nessa perspectiva o uso de modelos e analogias como estratégias de ensino podem contribuir com a aprendizagem em diversos aspectos, proporcionando em sala de aula momentos de reflexão, discussão e participação sobre os fenômenos que compõe a natureza. O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta didática sobre os estados físicos da matéria e conteúdos relacionados, utilizando como estratégia de ensino modelos e analogias com alunos do ensino médio de uma escola pública do Município de Natal-RN. A princípio foi elaborado um questionário aplicado com quinze professores do ensino médio da rede pública. Após essa análise foi elaborada uma unidade didática aplicada com os alunos da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Prof. Edgar Barbosa, localizada na cidade de Natal-RN. Para a coleta de dados foi utilizado princípios da pesquisa qualitativa fazendo uso de instrumentos como questionário para avaliar, tanto por professores como por alunos, sobre o conteúdo proposto na unidade. Como parte dos recursos utilizados para a coleta de dados também foi utilizado o diário de campo. O resultado preliminar aponta que os professores de química reconhecem a importância de estratégias com uso de modelos e analogias, mas sinalizam a dificuldade de utilização desses recursos durante as aulas.

Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Presidente - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Interno - 1695600 - PATRICIA FLAVIA DA SILVA DIAS MOREIRA
Notícia cadastrada em: 30/05/2016 16:26