Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINALVA FERNANDES DE SOUSA

DISCENTE: MARINALVA FERNANDES DE SOUSA
DATA: 29/10/2015
LOCAL: LABEN-BIO

O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Ensino de Ciências, Textos de Divulgação Científica, Desenvolvimento Sustentável

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

A divulgação científica tem sido defendida como instrumento para disseminar informações que ajudem a melhorar a vida das pessoas e que dêem suporte a desenvolvimentos econômicos e sociais sustentáveis, podendo ser de grande importância para o processo de formação crítica e participativa do cidadão. Essa dissertação tem como objetivos compreender o papel que os Textos de Divulgação Científica (TDC) podem desempenhar na formação dos alunos, em aulas de ciências de escolas públicas da região da Grande Natal, investiga se o uso desses textos influenciará os alunos na sua formação como cidadãos mais conscientes e capazes de exercerem sua cidadania no tocante a temas ambientais e ao desenvolvimento sustentável. Procura também analisar como a linguagem científica é abordada nesses textos, a sua qualidade conceitual e ainda identificar, por parte dos professores, dificuldades e vantagens na utilização dessa ferramenta metodológica em suas aulas. O desenvolvimento da proposta desta pesquisa aconteceu em uma Escola Municipal localizada na comunidade rural de Rio da Prata, município de São Gonçalo do Amarante, RN. Assim como foi investigado com alguns professores de ciências, de diferentes redes de ensino, a possível utilização desse recurso em suas aulas.

Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Interno - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA