Banca de QUALIFICAÇÃO: KEILA BARBOSA DA FONSECA

DISCENTE: KEILA BARBOSA DA FONSECA
DATA: 27/10/2015
LOCAL: Auditório do CCET

ELABORAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA UTILIZANDO MODELOS E ANALOGIAS SOBRE O CONTEÚDO ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

Unidades didáticas; modelos e analogias; ligações químicas; mudanças de estado.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Utilizar estratégias de ensino que promovam uma melhor compreensão dos conceitos científicos pelos alunos é um desafio para muitos professores de química do ensino médio. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) no que se refere aos conhecimentos de Química, o ensino deve proporcionar aos alunos a capacidade de compreender as transformações químicas de forma ampla e integrada, possibilitando o entendimento dos processos químicos e a construção do conhecimento cientifico relacionado com a tecnologia, os impactos ambientais, sociais, políticos e econômicos. O estudo do conteúdo estados físicos da matéria necessário ao entendimento das transformações químicas, associado a outros conceitos, em muitos casos é considerado pelos alunos de difícil compreensão, nessa perspectiva o uso de modelos e analogias como estratégias de ensino que podem contribuir com a aprendizagem em diversos aspectos, proporcionando em sala de aula momentos de reflexão, discussão e participação. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é construir uma proposta didática sobre os estados físicos da matéria e conteúdos relacionados, utilizando como estratégia de ensino modelos e analogias com alunos do ensino médio de uma escola pública do Município de Natal-RN. A princípio foi elaborado um questionário aplicado com 15 professores do ensino médio da rede publica. Em seguida foi elaborada a unidade didática que será aplicada com os alunos da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Prof. Edgar Barbosa, localizada na cidade de Natal-RN. O instrumento de coleta de dados utilizado com os alunos será um questionário aplicado no transcorrer da unidade didática. O resultado preliminar aponta que os professores de química reconhecem a importância de estratégias como modelos e analogias, mas sinalizam a dificuldade de utilização desses recursos durante as aulas.

Presidente - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Interno - 1718598 - FERNANDA MARUR MAZZE