Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR WINSTON SKEETE JUNIOR

DISCENTE: ARTHUR WINSTON SKEETE JUNIOR
DATA: 07/10/2015
LOCAL: Sala 3H5

DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE PRESSÃO ATMOSFÉRICA: UM PARADIDÁTICO COM ABORDAGEM HISTÓRICA PARA APLICAÇÃO NA EJA

Concepções alternativas. Pressão Atmosférica. História da Ciência. EJA.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Esta é a apresentação do andamento de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo central é prestar contribuições para o ensino e aprendizagem da disciplina de Física no Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito do Centro de Educação de Jovens e Adultos - Professor Felipe Guerra (CEJA/PFG), Natal/RN. Para tanto, recorreu-se à literatura especializada da área de Ensino de Ciências, mais especificamente ao estudo das concepções alternativas dos alunos que tomam como pressuposto metodológico o modelo de mudança conceitual, valorizando o uso da abordagem da História e Filosofia da Ciência no Ensino. Como recorte para aplicação dos pressupostos teórico-metodológicos utiliza-se o conceito de Pressão Atmosférica. Atendendo ao objetivo central, pretende-se devolver a título de produto educacional desta pesquisa, um paradidático que discuta aspectos de Natureza da Ciência; auxilie na compreensão de que os alunos já possuem concepções alternativas acerca dos conteúdos que serão abordados em sala de aula e que estas concepções podem levar a erros conceituais; permita o diagnóstico das concepções alternativas dos alunos, inclusive por meio de atividades experimentais; utilize a História e Filosofia da Ciência para promover mudança conceitual no estudo dos fenômenos envolvendo Pressão Atmosférica. O paradidático será composto de cinco blocos, com textos não extensos e em linguagem simples: i) Discutindo a Natureza da Ciência ii) Sua vivência, suas concepções alternativas, iii) Experimente iv) A História da Ciência e a Pressão Atmosférica e, v) É hora de aplicar. Este material vem sendo elaborado simultaneamente às aplicações de seus blocos em sala de aula, cujos resultados são discutidos neste trabalho.

Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Interno - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA