Banca de DEFESA: LACORDERIO TAVARES FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LACORDERIO TAVARES FERNANDES
DATA: 23/10/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Setor III, sala 3G3
TÍTULO:

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática; Aprendizagem Significativa; Mapas Conceituais; Ensino e Aprendizagem.


PÁGINAS: 154
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

Esta dissertação é fruto de uma pesquisa realizada à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, com alunos da 2ª série do Ensino Médio, na cidade de Capinzal do Norte, no Estado do Maranhão. A abordagem pedagógica desta pesquisa está direcionada ao que fazer e como fazer para que o aluno venha a se apropriar dos conhecimentos inerentes à Geometria Euclidiana Espacial, de maneira mais significativa e transformadora. Que essas informações permaneçam por mais tempo em sua estrutura cognitiva, enfim, que possibilite uma maior significação no presente e no futuro. Adotou-se como estratégia metodológica a pesquisa-ação, acompanhado de uma observação participante de tal modo que garantisse resultados consistentes, advindos a partir da aplicação de um variado número de instrumentos coletores de dados como: a avaliação diagnóstica, a estratégia de Mapas Conceituais, o uso de materiais concretos, a utilização de software educativo e aplicação do questionário avaliativo, além da própria observação realizada em todas as etapas da investigação.  Pois, partimos da premissa que a forma com que os discentes internalizam o conhecimento é algo particular e idiossincrático, ou seja, cada aluno aprende em modos diferentes e em situações temporal diferentes. Daí a importância de se desenvolver metodologias diversificadas para o mesmo conteúdo a ser trabalhado. Esta pesquisa soma-se a várias outras contribuições com referencial, cuja abordagem vai de encontro aos aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa, da estratégia de Mapas Conceituais, da apropriação da tecnologia nos processos educacionais e do uso de materiais concretos, no desejo de aproximá-los e comungar seus pontos comuns. Esta intervenção pedagógica também possui como objetivo a construção de um conjunto de orientações educacionais com aplicabilidade direta em sala de aula e direcionada especialmente ao professor de matemática da educação básica, que poderá utilizá-las no decorrer de sua prática docente. Tais orientações denominadas aqui de produto educacional, procuraram seguir os pressupostos da Teoria que fundamenta este trabalho de pesquisa e assim, tornar-se um instrumento educativo com um relevante potencial significativo. Os resultados ao qual nos deparamos, mostraram-se contundentes aos objetivos propostos em termos de aprendizagem, e nos deixaram certos que a trajetória percorrida vem ao encontro de uma educação holística e que, ao mesmo tempo, valoriza os pequenos detalhes que são fundamentais em todo processo de ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Presidente - 1516534 - FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA
Externo à Instituição - RÔMULO MARINHO DO RÊGO - UEPB
Notícia cadastrada em: 28/09/2015 15:01
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