Banca de DEFESA: RADMA ALMEIDA DE FREITAS

DISCENTE: RADMA ALMEIDA DE FREITAS
DATA: 30/07/2015
LOCAL: LAPEFA

CONSTRUÇÃO DE UMA SESSÃO DE PLANETÁRIO PARA PÚBLICO GERAL COM A TEMÁTICA “INTERAÇÕES TERRA-SOL”

popularização da ciência, Sol, ensino de astronomia, educação não formal, modelo contextual de aprendizagem, sessão de planetário.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

A presente dissertação apresenta os fundamentos, o story board e a avaliação de uma sessão de planetário produzida com foco nas interações Terra-Sol, e direcionada para um público geral. Para isto, nos baseamos em proposta anterior para a construção de sessões e em reflexões provenientes de dois eixos de discussão relacionados à comunicação da/sobre a ciência em contextos de educação não formal. O primeiro eixo remete à problematização dos objetivos dessa comunicação, destacando-se a ideia de popularização da ciência. Nessa perspectiva, na produção da sessão “Viagem ao Sol” desenvolvemos sondagem, em Natal e cidades do interior do estado, sobre ideias da população a respeito do Sol; e desenvolvemos pesquisas sobre essa temática em cordéis, além das fontes científicas. O segundo eixo remete à construção de conhecimentos em situações de “aprendizagem por livre escolha” conforme o Modelo Contextual de Aprendizagem. Esse modelo ressalta o papel de organizadores prévios em exposições de museus. A partir desse conceito, adotamos a escolha de uma mensagem geral “Os fenômenos que acontecem no Sol podem afetar nossas vidas”, e de núcleos de informação, a fim de orientar a estruturação e a transposição das ideias científicas veiculadas na sessão, bem como a avaliação desta. Como avaliação, utilizou-se um estudo realizado durante uma Mostra de Astronomia com o Planetário Digital Móvel da UFRN - Barca dos Céus no interior do estado. Tal estudo fez uso da ferramenta Mapa de Significado Pessoal, associada a entrevistas. Como resultados principais da avaliação, destacamos a predominância, nos mapas após a sessão, da ideia de que o Sol é importante para nossas vidas e que nos influencia de diversas formas; além disso, as informações da sessão relacionadas à Astronomia cotidiana estiveram entre as mais citadas nos mapas. Após a sessão também apareceram algumas ideias sobre a Dinâmica solar, as quais haviam sido identificadas como lacunas na cultura geral da população. Constatou-se, contudo, poucas ideias que explicitassem uma relação entre o Sol e fenômenos magnéticos. Uma implicação importante da avaliação da sessão foi a identificação dos momentos propícios para interações com o público, durante a mesma. Dentre estes momentos destaca-se: a discussão acerca da produção de energia no interior do Sol; e a discussão sobre as manchas solares como resultado da dinâmica solar.

Presidente - 2321499 - AUTA STELLA DE MEDEIROS GERMANO
Externo ao Programa - 348011 - GILVAN LUIZ BORBA
Externo à Instituição - SÉRGIO MASCARELLO BISCH - UFES
Notícia cadastrada em: 07/07/2015 14:34