Banca de DEFESA: JOSÉ DAMIÃO SOUZA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ DAMIÃO SOUZA DE OLIVEIRA
DATA: 29/09/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

A GEOMETRIA DO COMPASSO (1797) DE MASCHERONI (1750-1800) EM ATIVIDADES COM O GEOGEBRA

 


PALAVRAS-CHAVES:

 História da Matemática. GeoGebra. Geometria do Compasso. Mascheroni. Investigação Matemática.


PÁGINAS: 223
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo mostrar uma possibilidade de relação entre o uso da História da Matemática e o das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de Matemática, por meio de atividades com construções geométricas da “Geometria do Compasso” (1797) de Lorenzo Mascheroni (1750 - 1800). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa caracterizada por uma exploração histórica de caráter bibliográfico seguida de uma intervenção empírica com base no uso da História da Matemática aliado a TIC via Investigação Matemática. Assim, foram realizados estudos em trabalhos que tratassem do tema, assim como uma pesquisa para evidenciar problemas e/ou episódios da História da Matemática que podem ser resolvidos com o auxílio das TIC, permitindo a produção de um caderno de atividades abordando a resolução de problemas históricos num ambiente computacional. Nesta busca nos deparamos com os problemas de Geometria que são apresentados por Mascheroni na obra indicada anteriormente os quais propomos soluções e investigações usando o software GeoGebra. A pesquisa resultou na elaboração de um produto educacional, um caderno de atividades, o qual foi estruturado de modo a permitir que durante a sua execução os alunos possam realizar investigações históricas e/ou Matemática, para tanto, apresentamos os procedimentos para realização de cada construção, seguidos em alguns momentos pela solução original da obra. Ao mesmo tempo, estimulamos os discentes a investigarem/refletirem a sua construção (no GeoGebra), bem como a fazerem comparações com a solução de Mascheroni. Este caderno foi aplicado em duas turmas da disciplina Didática da Matemática I (MAT0367) do curso de Licenciatura em Matemática da UFRN em 2014.1. Sabendo da existência de alguns argumentos desfavoráveis quanto a utilização da História da Matemática, como por exemplo, a perda de tempo, constatou-se que este fator pode ser atenuado com o auxílio do recurso computacional, pois, podemos fazer verificações utilizando apenas o dinamismo do software e sem repetir a construção. Vale salientar que o tempo minimizado não significa perda de reflexão nem maturação das ideias, quando adotado o processo de Investigação histórica e/ou Matemática.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Externo à Instituição - FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES - IFCE
Presidente - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 27/08/2014 10:11
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