Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDILANDE BRAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA EDILANDE BRAZ
DATA: 17/05/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Anfiteatro A do CCET
TÍTULO:

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TEATRO NAS AULAS SOBRE TEOREMA DE TALES: UM SCRIPT PROPOSTO


PALAVRAS-CHAVES:

História da Matemática. Matemática. Teatro. Script     


PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

O presente estudo apresentará os resultados de uma investigação a acerca de como a História da Matemática e o Teatro podem contribuir para a construção do conhecimento matemático dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da vivência, preparação e execução de uma peça teatral, além da apresentação do script. Este traz uma abordagem histórica, definindo tempo e espaço dos acontecimentos, situando o leitor e o espectador a fazerem o percurso na biografia de Tales de Mileto, criando situações, que levaram ao estudo e a discussão dos conteúdos relacionados ao possível episódio da medição da altura de Tales e ao Teorema de Tales. Isto posto, a proposta pedagógica implementada no decorrer deste trabalho, foi fundamentada em pressupostos teóricos e metodológicos da História da Matemática e do Teatro. No que concerne aos procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa qualitativa, porque responde a questões particulares, analisando e interpretando as informações geradas no campo da pesquisa. Como instrumentos metodológicos lançamos mão da observação participante, do questionário aplicado aos estudantes, diário de campo e textos dissertativos produzidos pelos estudantes. O tratamento e análise dos dados colhidos por meio dos questionários foram organizados, classificados e quantificados em tabelas e gráficos para facilitar a visualização, a interpretação, a compreensão e da análise dos dados. Quanto à observação participante, foi utilizada para contribuir com a análise qualitativa dos dados quantificados. A análise dos dados corroborou com nossa hipótese e contribuiu para aperfeiçoar e indicar o uso da peça teatral como uma atividade motivadora nas aulas de Matemática. Assim, consideramos que o script elaborado, ou seja, esse produto educacional, trará importantes contribuições para o ensino da Matemática, na Educação Básica. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Interno - 1839460 - MÉRCIA DE OLIVEIRA PONTES
Notícia cadastrada em: 14/04/2014 11:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao