Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS SILVA DOS REIS

DISCENTE : THAIS SILVA DOS REIS
DATA : 28/07/2021
LOCAL: Videoconferência - Aplicativo ZOOM

QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFISSIONAIS DA SÁUDE QUE ATUAM NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO ESTADO DO MARANHÃO

Educação; Saúde; profissionais da saúde

Trata-se de projeto de mestrado vinculado ao Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo promover a qualificação das atividades educativas dos profissionais da saúde que atuam no âmbito da Atenção Primária à saúde e na Formação de Profissionais refletindo criticamente o próprio trabalho a partir dos princípios, lógicas e ferramentas da Educação Popular em Saúde. O presente estudo teve uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, consistiu no desenvolvimento de uma oficina de Educação Popular em Saúde utilizando materiais de Educação Popular em Saúde relacionados a temática de Saúde da mulher produzido pela pesquisadora. 1. Produção de material educativo, 2. Desenvolvimento de oficinas, 3. Adequação dos materiais às proposições dos profissionais avaliadores,4. Envio dos materiais educativos para uma amostra de mulheres, 5.Adequação dos materiais às observações das usuárias. No tocante a fase de produção dos materiais educativos, esses foram elaborados a partir de uma revisão bibliográfica tradicional sobre os temas:  Amamentação, luto gestacional, importância da doula no processo de gestar e parir e violência obstétrica. Após confecção, esses materiais foram avaliados por profissionais de saúde participantes da oficina de capacitação. Para a realização das oficinas, foi enviado um convite destinado ao superintendente da atenção primária à saúde ( APS) do estado do Maranhão, podendo encaminhar até 5 profissionais da saúde que atuam na APS, e se dispuserem a participar da pesquisa. Além desses profissionais, a oficina contará com a participação de 5 profissionais da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão. A oficina de capacitação ocorreu no período de junho de 2021, tendo dois encontros virtuais. Cada encontro teve duração de uma hora e meia e ocorreram de forma remota utilizando o Google Meet. Os encontros da oficina foram planejados, e foi utilizado artigos e texto sobre a PNEPS; material educativo elaborado pela pesquisadora relacionados a temática da saúde da mulher; dinâmicas para sensibilizar os participantes as possibilidades de desenvolvimento de atividades de Educação Popular em saúde da mulher no local de trabalho. Ainda na oficina, foi conduzida uma discussão dialógica sobre os materiais educativos de saúde da mulher produzidos pela pesquisadora no intuito de viabilizar uma avaliação desses materiais. Por e-mail e via Google Forms®, junto aos materiais educativos, foi enviado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido explicando objetivos do estudo, forma de participação do profissional e solicitação de assinatura virtual em caso de aceitar a participação. Após esta avaliação individual, houve um momento específico na oficina para fazer uma avaliação dos materiais. A partir dos resultados desta avaliação, foram realizadas adaptações aos materiais. De modo geral, os encontros da oficina terão como temáticas centrais: “Conhecendo a Educação Popular em Saúde”, “Fortalecendo a educação popular em saúde da mulher” e “Colocando em prática o que foi aprendido”. Todos os encontros da oficina foram gravados, e assim os participantes terão que consentir o uso de voz e imagem assinando termo de autorização. Após a realização da oficina e seus dois encontros, os materiais foram enviados para uma amostra de mulheres que possuam características ao público-alvo dos materiais. Os dados coletados videm questionários que foram analisados de forma descritiva a partir do cálculo das frequências absolutas e relativas das variáveis.

Externo à Instituição - DIEGO DE SOUSA DANTAS
Presidente - 2583642 - FLAVIA CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO