Publicação do livro Fazendo ciência nos sertões: Experiências e idealizações no Seridó

Anunciamos o lançamento do livro “Fazendo ciência nos sertões: Experiências e idealizações no Seridó”, no formato ebook, pela editora SertãoCult (Sobral-CE), organizado por Helder Macedo e contando com capítulos produzidos por Natália Araújo, Alda Medeiros, Filipe Viana, Johnnys Alencar, Joel Andrade, Marcelino Santos, Matheus Santos, Ledson Silva, Laísa Farias, Evandro Santos, egressos e professores do Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC-UFRN).

O livro é proveniente de um conjunto de ações realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em História do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGHC-UFRN) com vistas a contribuir com a divulgação científica no semiárido, partindo das investigações desenvolvidas no âmbito do Curso de Mestrado em História dos Sertões.

É resultado direto da primeira etapa das ações do projeto Sertões em foco: História e Educação Científica, aprovado originalmente no Edital 03/2020, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) – convocação de Programas de Pós-Graduação (PPGs) emergentes e em consolidação do Rio Grande do Norte a participarem do Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação da FAPERN. Após aprovado, passou a integrar o conjunto de projetos atrelados ao Edital nº 14/2021-FAPERN – apoio a programas de pós-graduação para o desenvolvimento científico do Rio Grande do Norte, com ênfase em educação científica, energias renováveis e Covid-19 e outros agravos à saúde, com recursos do Governo do Estado, compondo, desse modo, o Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação da FAPERN (2021-2025).

O projeto Sertões em foco: História e Educação Científica tem como premissa suprir carências, no que diz respeito às ações de divulgação do conhecimento científico realizadas pelo PPGHC-UFRN. O programa mobiliza uma área de concentração em torno do domínio temático da História dos Sertões. Reforçamos, desse modo, a especificidade e a inovação dessa área de concentração, vez que é a primeira, no Brasil, a dedicar-se, explicitamente, ao campo da História dos Sertões enquanto um domínio investigativo.

A proposta do projeto, assim, converge para a área prioritária da Educação Científica, campo da ciência que têm se dedicado à tarefa de compartilhar informações relacionadas à produção do conhecimento científico junto a indivíduos que não são, tradicionalmente, considerados como parte da comunidade universitária, por exemplo.

O e-book pode ser baixado diretamente do site da SertãoCult Editora.

Notícia cadastrada em: 02/02/2023 11:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao